Rio: SMTR diz que das 494 linhas de ônibus, 192 deixaram de operar na cidade

Rio: SMTR diz que das 494 linhas de ônibus, 192 deixaram de operar na cidade

21 de março de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, informou através da Secretaria Municipal de Transportes do Rio – SMTR que das 494 linhas municipais que estão cadastradas na cidade, 192 já não estão operando, como antecipou o jornal O Globo.

Rio: SMTR diz que das 494 linhas de ônibus, 192 deixaram de operar na cidade - revistadoonibus

A administração municipal, informou ainda que desde o dia 19 de outubro segue controlando o transporte e emitindo multas nas empresas de ônibus que estão circulando com o número mínimo exigido pela prefeitura.

Em meio ao péssimo serviço que vem sendo prestado aos passageiros, algumas empresas de ônibus passaram vender ao menos 20 coletivos urbanos para o sistema de transporte na cidade de Rio Branco, chamando a atenção de membros do governo municipal.



Rio: SMTR diz que das 494 linhas de ônibus, 192 deixaram de operar na cidade - revistadoonibus

A Prefeitura do Rio afirma ainda muitas empresas desligaram o sistema GPS dos coletivos, o que chamou a atenção da SMTR que anunciou a aplicação de 39.701 infrações até o último dia 15 de março. Ainda segundo o governo municipal entre as infrações, em média de 259 notificações diárias foram aplicadas, totalizando o valor de R$ 81 milhões.

O governo municipal afirma que as multas ainda não foram pagas, já que as empresas de ônibus estão entrando com recursos contra as infrações aplicadas, que seguem com prazo recursal.

Rio: SMTR diz que das 494 linhas de ônibus, 192 deixaram de operar na cidade - revistadoonibus

A cidade do Rio seguia em 2010 com 8.732 ônibus urbanos em circulação para 3.143 ônibus urbanos em 2021, ou seja, uma redução de 5.589 ônibus em 12 anos.

O total de viagens pagas, cujo pico ocorreu com 936,8 milhões em 2015, caiu para 384,2 2 milhões em 2020 por conta da pandemia. Em 2021, foram registradas 512 milhões de viagens pagas.

A SMTR informou que, para aumentar controle do sistema, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, no dia 25 de fevereiro o edital de licitação de concessão da bilhetagem digital do sistema de transporte público coletivo na cidade do Rio de Janeiro. O recebimento das propostas está previsto para o mês de maio.

Ainda de acordo com o órgão, novo modelo de gestão dará ao município o controle da demanda de passageiros em todas as linhas e da arrecadação tarifária, garantindo maior transparência financeira, poder regulatório, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Com informações da Prefeitura do Rio e TV Globo