Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana

13 de março de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – A Prefeitura de Salvador informou que os vinte ônibus novos do lote de 64 coletivo chegaram à cidade na tarde deste último sábado (12). Os demais 44 ônibus novos, devem ser entregues nos próximos dias. A administração municipal, informou que ainda não há uma previsão de quando os coletivos estarão circulando.

.

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana - revistadoonibus

.

Os novos ônibus já estão nas garagens das empresas OTTrans e Plataforma Transportes, onde passarão por um check-list e receberão novos equipamentos e câmera de segurança, para que ainda possam ser emplacados e estejam prontos para operar na cidade.

O governo municipal informou que a aquisição dos novos veículos faz parte de um acordo entre o Ministério Público da Bahia e a prefeitura de Salvador homologado na quarta-feira (9). Segundo o MP-BA, a decisão diz que o município vai garantir o aumento da frota de ônibus em horários de pico na cidade. A medida não vai impactar no valor da passagem.

A Prefeitura de Salvador informou que 64 ônibus serão incluídos na frota municipal e que capital baiana possui 1.841 ônibus e vai passar a ter 1.905. Os ônibus serão incluídos na frota ao longo do mês de março.

.


.

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de Salvador – Divulgação

.

No documento, assinado pela promotora de Justiça Rita Tourinho e o secretário de Mobilidade Fabrizzio Muller, a Prefeitura de Salvador assumiu o compromisso de regular a programação operacional, emitindo ordens de serviço para que os concessionários ampliem o quantitativo de viagens programadas nas linhas críticas, nos horários de pico da manhã e da tarde, durante as medidas excepcionais da pandemia.

Outro compromisso assumido pelo Município foi o de não autorizar qualquer desativação de frota no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador, mesmo em razão do ingresso dos 64 veículos novos 0km, correspondentes à renovação de frota de 2021, salvo situações excepcionais devidamente motivadas, e quando possível, previamente acordada.

.

.

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana - revistadoonibus

.

Além disso, o Município deverá exigir dos concessionários a adoção de medidas necessárias para a limpeza e higienização dos veículos como forma de prevenção contra a disseminação do vírus por contaminação e exercer a fiscalização do cumprimento dessa demanda.

O governo municipal deverá ainda fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em vigor que impactem no funcionamento do sistema de transporte público urbano, a exemplo do uso obrigatório de máscaras de proteção respiratória pelos usuários dos serviços, mediante a apresentação de relatórios de fiscalização pelas equipes de campo.

.

.

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana - revistadoonibus

.

Também consta entre as diversas medidas ajustadas para funcionamento do transporte público no período de pandemia, a determinação aos concessionários de que orientem os motoristas e cobradores que atuem de modo a evitar a ocorrência de superlotação nos veículos, a fim de que não ocorram aglomerações.

Com informações do Ministério Público da Bahia

Salvador recebe 20 novos ônibus neste fim de semana 1