SP: São José dos Campos passa operação financeira do transporte para a Urbam

SP: São José dos Campos passa operação financeira do transporte para a Urbam

26 de fevereiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Depois da crise no transporte envolvendo o Grupo Itapemirim, e a falta de empresas interessadas na operação da gestão financeira do transporte municipal, a Prefeitura de São José dos Campos determinou que a Urbanizadora Municipal – Urbam, assuma a bilhetagem eletrônica e a comercialização das tarifas do novo sistema de transportes.

SP: São José dos Campos passa operação financeira do transporte para a Urbam - revistadoonibus

O governo municipal publicou um decreto nesta última sexta-feira (25), em que passa para a Urbam a responsabilidade da comercialização das tarifas dos ônibus e os meios de pagamentos.

A Prefeitura de São José dos Campos, tentou separar a nova concessão do transporte municipal, da operação técnica, no caso dos ônibus da operação financeira, na tentativa de que duas empresas distintas pudessem operar cada parte da nova concessão, porém, a ideia não deu certo, já que nenhuma empresa aprovou a proposta.


SP: São José dos Campos passa operação financeira do transporte para a Urbam - revistadoonibus

A proposta do governo municipal era para que uma das empresas faria a gestão financeira do sistema, ou seja, a compensação de pagamento para a operadora dos ônibus. A segunda ficaria com a responsabilidade pelo chamado “estabelecimento de meio pagamento”, que é a transição do bilhete único dos usuários para as carteiras digitais de pagamento.

Como não houve empresas interessadas, a administração municipal determinou que o serviço passe para a Urbam, medida que deve ser oficialmente divulgada na próxima quinta-feira (3), quando o governo municipal deverá anunciar a nova licitação do transporte público.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos e O Vale