Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico

Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico

24 de fevereiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELO HORIZONTE – A Prefeitura de Belo Horizonte informou que participou de um treinamento em eletromobilidade na última segunda-feira (21), como preparativos para a implementação de um sistema de ônibus 100% elétrico.

Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico - revistadoonibus

A administração municipal informou que o evento foi realizado e forma on-line, teve o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico, financeiro e institucional em eletromobilidade, bem como apoiar a preparação do projeto piloto que será realizado no município. 

O Projeto Mobilidade Elétrica é fruto de uma parceria do ICLEI/TAP (Governos Locais pela Sustentabilidade/Programa da Ação Transformadora) com a Prefeitura de Belo Horizonte/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cemig SIM. Envolve, também, o WRI Brasil na promoção de estudos e ações conjuntas nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável do Município de Belo Horizonte. 


Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico - revistadoonibus

A iniciativa também é parte do projeto Urban LEDS, uma estratégia de desenvolvimento urbano de baixo carbono implementado pelo ICLEI e pela ONU-Habitat, em parceria com os governos locais. Por meio do LEDS Lab, série de workshops que fornece suporte técnico para a implementação de projetos-pilotos, o Urban LEDS II busca apoiar a transição ao desenvolvimento urbano de baixo carbono em países de economia emergente. 

No final do ano passado, foram iniciados os testes com um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo municipal, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a Cemig SIM, BYD, BHTrans, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ICLEI/TAP, WRI Brasil e Viação Torres. O ônibus circulou durante 30 dias, em quatro linhas em diferentes regiões de Belo Horizonte.

Esses testes subsidiaram um estudo, que está em fase final de conclusão, para avaliar o  desempenho, o consumo, a emissão de poluentes atmosféricos e de ruídos, além de verificar a viabilidade técnica e econômica de sua utilização no sistema de transporte público na capital. Vale destacar que, em 2021, a cidade aderiu à campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050. A utilização de energia elétrica como força motriz para automóveis é uma das estratégias de mitigação no disparo de combustíveis fósseis na atmosfera. 

Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico - revistadoonibus

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, realizou a abertura do evento e destacou a elaboração do Plano Local de Ação Climática – PLAC como um reforço do pioneirismo de Belo Horizonte nesta pauta, colocando o município como referência nacional em mudanças climáticas. 

“Em todos os lugares aonde vamos para tratar deste assunto, Belo Horizonte é citado como um caso de sucesso. Já estamos deixando um legado, fruto dos esforços desdobrados para cercar a problemática que é a emissão de combustíveis fósseis. Belo Horizonte é a nossa casa; é o ponto de apoio para que possamos chegar a lugares melhores”, destaca.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Belo Horizonte participa de treinamento para implementação de ônibus elétrico 1