Rio: SMTR intensifica fiscalização em diversos pontos da cidade

Rio: SMTR intensifica fiscalização em diversos pontos da cidade

18 de fevereiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, informou que a Secretaria Municipal de Transportes – SMTR intensificou a  fiscalização de veículos e estacionamento irregular em diversos pontos da cidade neste verão. Os principais pontos turísticos, além dos  aeroportos, rodoviária e as praias da Zona Sul, mereceram atenção redobrada devido ao grande número de reclamações nos canais oficiais: 1746, Ouvidoria etc.


O estado de conservação dos veículos, documentos e seguros obrigatórios são os principais itens fiscalizados. Estacionamento irregular também faz parte da rotina da fiscalização. Além dos modais autorizados (táxis, ônibus etc), diversos carros particulares que atuam no serviço de transporte individual por aplicativo também estão sendo fiscalizados.

Somente neste ano, foram aplicadas 772 multas, sendo 464 só para veículos particulares por irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.



Em 2021, os veículos particulares tiveram 1.179 ações de fiscalização por parte da SMTR, que culminaram na aplicação de  2.778 multas.  Os táxis tiveram 891 abordagens e cerca de 25 autuações.

A secretaria ressalta que qualquer pessoa pode denunciar a má prestação de serviços para a Prefeitura por meio da Central de Atendimento 1746. Este registro é importante para que as denúncias sejam tratadas de forma administrativa, possibilitando soluções mais ágeis e inclusão nas estatísticas da Prefeitura para fins de planejamento.

Com informações da Prefeitura do Rio