Volvo afirma que estará fornecendo 564 ônibus para Santiago

Volvo afirma que estará fornecendo 564 ônibus para Santiago

10 de fevereiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – A Volvo do Brasil, informou nesta última quarta-feira (9), que a fabricante de chassi de ônibus estará fornecendo mais uma vez, ônibus com a tecnologia Volvo na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021/2022, fornecendo 564 ônibus para a cidade de Santiago, no Chile.

Volvo afirma que estará fornecendo 564 ônibus para Santiago - revistadoonibus
Foto: Volvo – Divulgação

Ainda segundo a fabricante de chassi para ônibus urbanos e rodoviários, nesta Nesta semana houve a adjudicação da concessão do uso de vias das seis unidades de serviço da capital. Considerada um divisor de águas no segmento, a licitação da Red Metropolitana de Movilidad, como é chamado o sistema de ônibus de Santiago, separa provedores de frota e operadores de frota, num redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte.

Os veículos Volvo serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias que já compõem a Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente neste processo no Chile.


Volvo afirma que estará fornecendo 564 ônibus para Santiago - revistadoonibus
Foto: Volvo – Divulgação

Novo desenho

A licitação que definiu os novos parâmetros para a Red Metropolitana de Movilidad trouxe inovações. Houve separação entre as empresas proprietárias dos ônibus, chamados de “Provedores de Frota” (Capex) e as empresas que irão operar os veículos, chamados de “Operadores de Frota” (Opex). O primeiro grupo garante o fornecimento dos ônibus, enquanto o segundo se dedica a colocar os veículos para rodar no dia a dia, incluindo sua manutenção. Os ônibus Volvo serão de propriedade da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas operadoras.

As 92 unidades articuladas são do modelo Volvo B8R articulado, iguais às 200 unidades entregues pela marca para Santiago no ano passado. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 472 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da configuração interna.

Volvo afirma que estará fornecendo 564 ônibus para Santiago - revistadoonibus
Foto: Volvo – Divulgação

Os chassis Volvo serão produzidos nas fábricas da marca em Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). As carrocerias do operador RedBus serão fornecidas pela Marcopolo, produzidas em Caxias do Sul (RS) e as carrocerias do operador Metropol serão fornecidas pela Caio, produzidas em Botucatu (SP).

Com informações da Volvo Brasil