Recife: Superlotação em ônibus chama a atenção durante a pandemia da Covid-19

Recife: Superlotação em ônibus chama a atenção durante a pandemia da Covid-19

9 de fevereiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

RECIFE – Em meio a pandemia da Covid-19, com o surgimento de novos casos da doença em Recife e demais cidades do Brasil, uma cena chamou a atenção na manhã desta quarta-feira (9), quando um homem entra pela janela de um ônibus e dezenas de passageiros se empurra para embarcar em um ônibus no Terminal Integrado do Barro – TI – Barro, na Zona Oeste do Recife.

Recife: Superlotação em ônibus chama a atenção durante a pandemia da Covid-19 - revistadoonibus
Foto: Reprodução de TV

De acordo com moradores que utilizam o transporte municipal na região, a cena vem ocorrendo há meses principalmente pela manhã e no fim da tarde e início da noite, quando há um número grande de passageiros indo ou voltando do trabalho.

A cena registrada no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife chamou a atenção no dia seguinte que o governo do estado de Pernambuco ter anunciado a proibição de eventos de carnaval por causa do aumento de casos de Covid-19 no Recife e nas cidades da Região Metropolitana.


Recife: Superlotação em ônibus chama a atenção durante a pandemia da Covid-19 - revistadoonibus
Foto: Reprodução de TV

De acordo com a Globo Nordeste, o registro de aglomeração ocorreu por volta das 7h50 no acesso aos ônibus que operam as linhas TI Barro x TI Macaxeira – BR-101 e TI Barro x TI Macaxeira – Várzea. Vale lembrar que o Terminal Integrado Barro faz integração com o metrô.

Alguns passageiros são vistos embarcando no ônibus sem o uso da máscara de proteção. Desde maio de 2020, o uso de máscara é obrigatório em Pernambuco, embora não haja multa prevista para o caso de não utilizar a proteção. Estudos já comprovaram que usar corretamente a máscara, cobrindo o nariz e a boca, ajuda a evitar casos de Covid-19. Isso porque o vírus é transmitido principalmente pelo ar.


Grande Recife Consórcio de Transportes se manifesta

O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que a operação das linhas “ocorreu dentro do programado”, embora tenha registrado “alguns atrasos causados por protestos na BR-101”.

Em relação a aglomeração de passageiros registrada no terminal integrado do Barro, a empresa que assumiu a gestão dos terminais integrados disse estar “ciente e atenta” às demandas. “Por estar ainda na fase inicial de transição, ajustes serão necessários para a otimização dos serviços prestados aos usuários”.


Recife: Superlotação em ônibus chama a atenção durante a pandemia da Covid-19 - revistadoonibus

Aumento de casos de Covid-19


O Governo do Estado de Pernambuco informou através da Secretaria Estadual de Saúde que registrou aceleração dos casos na comparação da semana entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro e a anterior, especialmente no aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – Srag – foram 890 registros, um aumento de 6% na comparação com a semana anterior.

Além disso, os dados do estado também mostram uma maior ocupação de leitos na comparação com 15 dias atrás, o que acendeu o sinal de alerta. A partir desta quarta (9), o limite de público em eventos em todo o estado foi reduzido de 3 mil para 500 pessoas, em espaços abertos, e de 1 mil para 300 pessoas, em ambientes fechados.

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, dias de carnaval, nenhum tipo de evento ou festa, em espaços privados ou públicos, com ou sem comercialização de ingressos, pode ser realizado em Pernambuco.

Com informações do Governo de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes