Goiânia: Eixo Anhanguera contará com novos ônibus elétricos

Goiânia: Eixo Anhanguera contará com novos ônibus elétricos

16 de janeiro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

GOIÂNIA – O Governo do Estado de Goiás, estará apresentando na manhã desta segunda-feira (17), o novo modelo de ônibus articulado elétrico que deverá ser incorporado na frota do Metrobus, para atender o Eixo Anhanguera ainda neste ano. A renovação da frota do sistema foi definida no final do ano de 2021.

Goiânia: Eixo Anhanguera contará com novos ônibus elétricos - revistadoonibus

Os novos ônibus, são do modelo Marcopolo Attivi Express, equipados com chassi de tração elétrica, fabricados pela montadora chinesa Build Your Dreams – BYD, que possui fábrica no município de Campinas, no interior do estado de São Paulo.

De acordo com o Governo de Goiás, o coletivo possui uma autonomia de circulação de 250 quilômetros, possui ar-condicionado, bem como carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que, irá proporcionar mais conforto para os usuários. 


Goiânia: Eixo Anhanguera contará com novos ônibus elétricos - revistadoonibus

O modelo de ônibus articulado anunciado em Goiânia, é o mesmo que a Prefeitura de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, adquiriu para a operação da Linha Verde. Na cidade do interior de São Paulo, a Viação Itapemirim que chegou ganhar a licitação, agora está fora do páreo para a operação dos novos coletivos, por uma série de problemas apresentados ao longo do processo licitatório.

O novo coletivo que será utilizado em Goiânia, deverá passar por um período de avaliação de viabilidade técnica e econômica para implantação, e vai circular no primeiro momento sem passageiros. Ainda segundo o governo de Goiás, serão adquiridos mais de 100 unidades, com expectativa de entrarem em circulação ainda neste semestre. Cada máquina deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano. Atualmente, o Eixo Anhanguera possui 86 ônibus, com dez anos de uso. 

Com informações do Governo do Estado de Goiás