Belo Horizonte terá menos ônibus circulando nesta quinta-feira por falta de diesel

BELO HORIZONTE – A crise no transporte municipal de Belo Horizonte segue se agravando. Na tarde desta quarta-feira (12), ao menos duas empresas que operam o transporte coletivo de Belo Horizonte, declararam que estarão suspendendo suas atividades por falta de óleo dieses e devido aos problemas financeiros, para que possam adquirir o insumo.

Belo Horizonte terá menos ônibus circulando nesta quinta-feira por falta de diesel - revistadoonibus

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte – SetraBH, informou que desde o início da pandemia da Covid-19, a crise financeira vem piorando com a redução no número de passageiros transportados.

A Viação Transoeste, que opera 28 linhas em Belo Horizonte com 88 coletivos no sistema de transporte , informou que estará suspendendo as suas atividades por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (13), deixando de operar nas principais linhas como a32 e 35 (Estação Barreiro/Centro), 303 (Estação Diamanta/Santa Cecília), 304 (Estação Diamante/Jatobá), 3250 (Estação Diamante/Buritis), 3350 (Estação Diamante/Estação Barreiro), entre outras.


Belo Horizonte terá menos ônibus circulando nesta quinta-feira por falta de diesel - revistadoonibus

A crise atinge inclusive o Consórcio Dom Pedro II, que afirmou que os 18 coletivos que circulam, só possuem combustível para operar até o próximo domingo (16) e que se não surgir alguma atividade, também passará suspender as suas operações em Belo horizonte na próxima semana.

“O SetraBH lamenta a crise e destaca que os maiores prejudicados serão os usuários que deixarão de ser atendidos pelas duas empresas. A entidade e os Consórcios Dez e Dom Pedro II estão em contato com o poder concedente para viabilizar uma solução emergencial para a crise”, afirmou o SetraBH, em nota.

Os empresários do transporte municipal de Belo Horizonte, informaram que o aumento no combustível e dos demais insumos, assim como a redução no número de passageiros, as empresas seguem com dificuldade em manter em dia, os salários de seus funcionários em dia.

“Há um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos e os efeitos deletérios da ‘pandemia’ no transporte público urbano em todo o país, com a redução gigantesca do número de passageiros”, informou o sindicato, que alega que outras empresas vivem a mesma dificuldade e em breve vão anunciar a suspensão das operações. 

Belo Horizonte terá menos ônibus circulando nesta quinta-feira por falta de diesel - revistadoonibus

Prefeitura de Belo Horizonte se manifesta

O governo municipal informou que foi notificado da situação e já teria agendado uma reunião para esta quinta-feira (13), às 14h, com representantes dos empresários do transportes. A reunião estará ocorrendo no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte – COP-BH, com presença do prefeito Alexandre Kalil – PSD, para propor soluções para o problema. 

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte – SetraBH



%d blogueiros gostam disto: