
MG: Brumadinho sofre com cheia do Rio Paraopeba e ônibus não circulam na cidade
8 de janeiro de 2022 Off Por Redação Revista do ÔnibusBRUMADINHO – O município de Brumadinho, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre desde o início da manhã deste sábado, quando o Rio Paraopeba, passou apresentar risco de transbordamento. Chove na região desde as 24 horas. A pista da Rodovia Fernão Dias – BR-381, acabou sendo interditada nesta tarde devido uma queda de barreira no sentido São Paulo.

A cidade que já contava com poucos ônibus circulando devido a pandemia da Covid-19, agora segue isolada devido a queda de barreiras e ao alagamento que vem deixando diversas pessoas isoladas.
A Prefeitura de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a retirar de casa famílias que vivem em áreas de risco de inundação, devido à elevação do nível do Rio Paraopeba.
Por causa das fortes chuvas dos últimos dias, o nível do rio na cidade chegou a 7 metros – o nível normal é 1,5 metro, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Brumadinho, Lucas Romário Lara. O rio já transbordou em pontos mais baixos.
Brumadinho, 08/01/2022. pic.twitter.com/8Y7FHHidGu
— Carlos Eduardo Alvim (@cadualvim) 8 de janeiro de 2022

Segundo ele, até as 10h30 deste sábado (8), 16 famílias ribeirinhas tinham sido removidas – quatro foram levadas para alojamentos cedidos pela prefeitura e 12, abrigadas em casas de parentes. Outras 12 famílias já solicitaram a retirada à Defesa Civil e aguardavam.
Uma pedra deslizou de uma encosta e atingiu uma van na estrada entre Brumadinho e Mário Campos. A frente do veículo ficou destruída.
O motorista seguia de Ubá, na Zona da Mata, para Januária, na Região Norte, e pegou o desvio por causa da interdição na BR-040. Além dele, outras sete pessoas estavam dentro do veículo. Ninguém ficou ferido.
As equipes dos órgãos estarão de plantão durante os próximos dias, monitorando o nível do Rio e atendendo a emergências relacionadas a chuva. Em caso de urgência, disque 199 e fale com a Defesa Civil ou 193 para acionar o Corpo de Bombeiros.
Para mais informações, entre em contato com o CRASEC-Saúde pelos telefones (31) 9 9741-3271, (31) 3571-3519 ou (31) 9 9550-7808.
Com informações da Prefeitura de Brumadinho e TV Globo
