SP: Itapemirim terá até sexta-feira para apresentar frota de ônibus urbanos em São José dos Campos

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – O Grupo Itapemirim segue em um novo dilema no transporte. A Itapemirim Transporte Urbano, braço rodoviário no transporte municipal de passageiros através de ônibus coletivos que acabou vencendo a licitação para operar os lotes 1 e 2 do transporte em São José dos Campos, onde segundo o contrato de licitação deve iniciar a operação a partir de 15 de maio, inclusive na Linha Verde, terá até a próxima sexta-feira (7), para apresentar a comprovação que tem ônibus novos para operar na cidade.

SP: Itapemirim terá até sexta-feira para apresentar frota de ônibus urbanos em São José dos Campos - revistadoonibus
Foto: Montagem – Reprodução de Redes Sociais

A empresa deveria ter apresentado nesta última segunda-feira (3), a comprovação com o número de ônibus adquiridos para que pudesse seguir com o processo na implantação da operação do serviço urbano de São José dos Campos.

Fontes da Revista do Ônibus afirmam que não há pedidos em nome da Itapemirim nas principais fabricantes de ônibus urbano para que forneçam ônibus novos para a empresa de Sidnei Piva de Jesus.

Ao que tudo indica, a Viação Itapemirim não deve assumir o transporte urbano municipal de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A empresa de Sidnei Piva de Jesus, segue enfrentando uma crise administrativa e financeira com paralisação de funcionários no nordeste e a demissão coletiva de executivos da Ita Transportes Aéreos, do Grupo Itapemirim.


SP: Itapemirim terá até sexta-feira para apresentar frota de ônibus urbanos em São José dos Campos - revistadoonibus
Foto: Montagem – Reprodução de Redes Sociais

No início da tarde desta terça-feira (4), o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth – PSDB, divulgou através de sua rede social que a Prefeitura de São José dos Campos notificou a empresa Itapemirim, vencedora da licitação para o transporte público, por descumprir o prazo para apresentar o contrato de aquisição da frota de cerca de 400 ônibus para operação na cidade.

De acordo com o governante municipal, a Viação Itapemirim terá 72 horas para responder a notificação. Vale lembrar que no município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, onde a Viação Itapemirim tentou operar o serviço urbano, a empresa também não apresentou a lista dos ônibus urbanos que era exigido por contrato.

“A empresa tem 72 horas para prestar os esclarecimentos ou apresentar o comprovante de compra dos ônibus. Do contrário, nosso departamento jurídico vai tomar as medidas cabíveis. Não cumpriu, vai ser penalizada”, disse Felício.

Funcionários da Viação Itapemirim paralisam atividades em Campo Grande, Feira de Santana e Fortaleza - revistadoonibus

Prefeitura de São José dos Campos informou que após a assinatura dos contratos, a empresa deve iniciar a operação do transporte municipal até maio deste ano, porém, precisa cumprir algumas etapas antes do início das operações, como a apresentação do contrato de novos ônibus. O município segue com a prestação das atuais empresas de ônibus até o próximo mês de outubro.

Viação Itapemirim foi a única empresa de ônibus que se interessou no pacote do transporte. Para atender a empresa do grupo Itapemirim, o governo municipal chegou mudar o edital, permitindo que a Itapemirim pudesse assumir os dois lotes do transporte, já que anteriormente, a mesma empresa ou grupo empresarial, não poderia assumir mais do que um lote do transporte na cidade.

SP: São José dos Campos notifica Viação Itapemirim por descumprir prazo na aquisição de ônibus urbanos - revistadoonibus

Vale ressaltar que quando venceu a licitação em São José dos Campos e a assinatura do contrato entre a Viação Itapemirim e a Prefeitura, a empresa de ônibus já se encontrava em recuperação judicial, sendo alvo de ações judiciais por não estar seguindo os trâmites do processo de recuperação judicial.

Em uma ação popular, o ex-vereador Wagner Balieiro (PT) acionou o MP alegando que as garantias financeiras apresentadas pela empresa tinham falhas. Na ação, a prefeitura chegou a ser acionada e informou à Justiça que a empresa vinha cumprindo com as exigências e apresentado as documentações necessárias.

A Viação Itapemirim ainda não se manifestou sobre o assunto, até a publicação desta reportagem.

Dono da Itapemirim responde a acusações de fraude e desvio de dinheiro como mostra a reportagem da Record TV


Com informações da Prefeitura de São José dos Campos



%d blogueiros gostam disto: