ES: Ônibus laboratório estreia projeto Ciência Itinerante em escolas do interior

ES: Ônibus laboratório estreia projeto Ciência Itinerante em escolas do interior

31 de dezembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

VITÓRIA – Os professores da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES responsáveis pelo projeto de extensão Mostra de Ciências e pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) participaram este mês da estreia do ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, que levará experiências para estudantes das escolas de Conceição do Castelo. O ônibus do Ciência Itinerante começará a circular pelas escolas do município no ano letivo de 2022.

ES: Ônibus laboratório estreia projeto Ciência Itinerante em escolas do interior - revistadoonibus
Foto: Divulgação

O projeto Mostra de Ciências, coordenado pelo professor Thiago Bueno, e o Laboratório de Ensino de Biologia, coordenado pela professora Viviana Borges, forneceram suporte pedagógico para a rede de ensino local desenvolver a metodologia de trabalho.

O professor Gabriel Luchini, do Departamento de Física da Ufes, que também integra a Mostra de Ciências, destacou a importância de os estudantes adquirirem conhecimento científico prático. “As atividades experimentais têm um enorme potencial para auxiliar na compreensão de conceitos científicos que, em geral, não são muito simples ou intuitivos. Por outro lado, muitas escolas, em especial aquelas em zonas rurais, têm dificuldades para manter laboratórios de ensino. A Secretaria de Educação de Conceição de Castelo encontrou neste projeto uma solução muito criativa e viável para que mais estudantes tenham acesso aos conhecimentos científicos com atividades que vão além dos livros”.



Observatório

Na mesma viagem, os professores participaram de uma reunião para planejar a inauguração do Observatório Astronômico de Venda Nova do Imigrante. Também foi feita uma visita à escola vencedora da IV Mostra de Biologia da Ufes, em Cachoeiro do Itapemirim.

Em Venda Nova, uma parceria da prefeitura com a Ufes, por meio do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), levou à construção de um observatório, que deverá ser inaugurado em 2022. O planejamento da inauguração, que ocorrerá durante a Primeira Semana de Astronomia de Venda Nova do Imigrante, foi tema do encontro com a Secretaria de Cultura, Turismo e Artesanato do município.

Já em Cachoeiro do Itapemirim, foi premiada a escola vencedora da IV Mostra de Biologia da Ufes, realizada na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Escola Professor Domingos Ubaldo, do Distrito de Conduru, venceu a mostra com o melhor projeto de ciências da educação básica, que tratou da extração de DNA do tomate. “Como a mostra foi visual, o critério foi o número de curtidas e comentários nos vídeos”, detalha Corte, que coordenou a mostra.

Os vídeos participantes da Mostra estão disponíveis no canal do LEB no YouTube.

Com informações da Universidade Federal do Espírito Santo

ES: Ônibus laboratório estreia projeto Ciência Itinerante em escolas do interior 1