Últimas:
MG: Câmara de Mariana aprova projeto Tarifa Zero nos ônibus da cidade

MARIANA – Em meio as intensas reclamações dos moradores de Mariana com a falta de circulação dos ônibus da Transcotta Turismo, empresa que opera o transporte municipal, bem como a superlotação nos coletivos em alguns horários, a Câmara Municipal de Mariana, aprovou na manhã desta quarta-feira (29), o projeto de Lei que determina a Tarifa Zero nos ônibus da cidade.

MG: Câmara de Ouro Preto aprova projeto Tarifa Zero nos ônibus da cidade - revistadoonibus

.

O projeto de lei foi encaminhado para a Câmara Municipal de Mariana desde novembro último e agora, segue para a sanção do prefeito, para que a cidade possa ter ônibus circulando gratuitamente.

Nesta última segunda-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Mariana visitaram a cidade de Caeté/MG para conhecer o funcionamento da Lei Tarifa Zero.

O prefeito da cidade de Caeté, Lucas Coelho – AVANTE, acredita que o município de Mariana poderá subsidiar a tarifa do transporte coletivo. Ele ressalta que “é uma política pública que vai de encontro com o que a população precisa” e questionou que se há orçamento não há motivos para não implementá-la. 



MG: Câmara de Ouro Preto aprova projeto Tarifa Zero nos ônibus da cidade - revistadoonibus

.

Durante a reunião, os vereadores esclareceram algumas questões sobre o programa Tarifa Zero. O vereador Marcelo Monteiro Macedo, do Movimento Democratico Brasileiro – MDB, mostrou-se preocupado com a qualidade do serviço prestado atualmente pela empresa concessionária de transporte coletivo na cidade de Mariana. O vereador Gilberto Mateus Pereira (Tikim), do Cidadania, relatou a dificuldade dos cidadãos de Mariana com o valor cobrado como tarifa de ônibus e destacou que a tarifa zero poderá auxiliar as pessoas que não têm condição financeira de arcar com esse custo. Ele acredita que a iniciativa poderá beneficiar a todas as pessoas e declarou ser favorável  ao projeto. 

O Vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto) do Partido Verde se manifestou favorável ao projeto e levantou a preocupação com as diferenças entre os municípios. O parlamentar pontuou que em Mariana verifica-se que há superlotação no transporte coletivo, mesmo com pagamento de tarifa. O vereador Fernando Sampaio de Castro, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), destacou que o projeto considera o cenário de 2018, com mais números de ônibus do que há atualmente no município.

MG: Câmara de Ouro Preto aprova projeto Tarifa Zero nos ônibus da cidade - revistadoonibus

O Projeto de Lei 192/2021, que dispõe sobre autorização ao poder Executivo para conceder de forma temporária e em caráter experimental subvenção econômica para o subsídio tarifário do transporte coletivo urbano de passageiros no município de Mariana com isenção integral de tarifa para o usuário, está na pauta da reunião extraordinária agendada para esta quarta-feira (29), com início às 10h. A sessão foi realizada por videoconferência e foi transmissão ao vivo no site  camarademariana.mg.gov.br e via Facebook @camarademariana.

MG: Câmara de Ouro Preto aprova projeto Tarifa Zero nos ônibus da cidade - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de Mariana – Divulgação

A Prefeitura de Mariana se manifesta

O governo municipal informou através de seu site que na manhã desta quarta-feira (29), o Projeto de Lei do Tarifa Zero! Encaminhado para a Câmara em novembro deste ano, segue para ser sancionado pelo Prefeito e assim colocado em prática efetiva no município.

Com o objetivo de garantir melhoria no acesso ao transporte público, a ação tem por premissa conceder subvenção econômica, subsidiando a tarifa de passageiros no município de Mariana, com isenção total da passagem. Alcançando todas as linhas urbanas e horários atendidos atualmente pelo serviço de transporte coletivo. 

O Tarifa Zero é um projeto de grande importância que vai impactar positivamente o progresso da mobilidade urbana no município e distritos. Esse é o nosso objetivo, promover bem-estar, qualidade de vida e segurança para toda a população! 

Com informações da Câmara Municipal de Mariana e Redes Sociais



%d blogueiros gostam disto: