Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul

10 de dezembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou durante uma coletiva no Centro de Operações Rio, nesta última quinta-feira (9), o planejamento para o Réveillon 21/22. Na programação, haverá fogos de artifício em dez pontos espalhados pela cidade para evitar assim a necessidade de grandes deslocamentos. A celebração ocorrerá em Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio, Praia de Sepetiba, Bangu, Parque Madureira, Igreja da Penha, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos.

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul - revistadoonibus
Foto: Prefeitura do Rio – Divulgação

De acordo com o governo municipal, no bairro de Copacabana, por exemplo, serão dez balsas na orla, garantindo 16 minutos de foguetório, e 25 torres de som para tocar música ambiente e fazer a contagem regressiva. No entanto, haverá restrições para chegar e sair do bairro, incluindo a proibição de estacionamento na orla e em vias de acesso. Além disso, não será permitida a entrada de ônibus fretados na cidade e não haverá operação especial de transporte. Para quem não tomou alguma dose da vacina contra a Covid-19, será montado posto de vacinação em Copacabana.

De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, as medidas adotadas pela Prefeitura do Rio seguem o recomendado pelo Comitê Científico do município:

“Essa é uma versão simplificada do Réveillon. Venham para o Rio, a cidade está aberta, mas nós vamos ter um pouco mais de zelo e respeitar aquilo que foi determinado pelo Comitê Científico. Há uma decisão mais restritiva do que a gente gostaria de fazer, nós respeitamos e vamos cumprir. Vamos espalhar os fogos pela cidade. Não vamos cercear o direito de ir e vir, mas achamos que essas medidas vão evitar uma aglomeração maior”, disse o prefeito.

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul 1
Foto: Reprodução de TV

Em Copacabana, a proibição de estacionamento na orla e em vias de acesso será a partir das 18h do dia 30. Haverá área de lazer na pista da praia da Avenida Atlântica a partir das 7h do dia 31 e bloqueio total do tráfego na Atlântica a partir das 19h do dia 31. Moradores, hóspedes e trabalhadores do bairro com comprovante poderão acessar as vias até as 22h. A liberação do trânsito só ocorrerá às 3h do dia 1º.

Além disso, linhas de ônibus vão operar com a frota regular, sem reforço, e não haverá criação de terminais de ônibus. A partir de 20h, as linhas que passam por Copacabana seguirão somente até Botafogo, Lagoa e Ipanema.

A Prefeitura do Rio recomenda aos cariocas que escolham os pontos mais próximos de casa para assistir à festa, evitando deslocamentos desnecessários. É importante ressaltar que é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação em bares, restaurantes e hotéis. É recomendado evitar aglomerações e usar máscara em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul - revistadoonibus

A administração de Eduardo Paes, informou que estará criando um esquema especial de trânsito em Copacabana para controlar o acesso do público.

O bloqueio de acessos em Copacabana no dia 31 será a partir das 19h. Apenas moradores, hóspedes e trabalhadores com comprovante poderão acessar o bairro até as 22h.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o estacionamento de veículos estará proibido na orla a partir do dia 30 de dezembro, às 18h.

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul - revistadoonibus

As linhas de ônibus não terão reforço na operação e não haverá os tradicionais bolsões de estacionamento de coletivos. A ideia é reduzir o público na orla.

A liberação do tráfego será a partir das 3h do dia 1º.

A queima de fogos na cidade

Copacabana – 16 minutos
Flamengo – 12
Barra da Tijuca – 5 minutos
Recreio – 5 minutos
Praia de Sepetiba – 8 minutos
Bangu – 8 minutos
Parque Madureira – 8 minutos
Igreja da Penha – 10 minutos
Ilha do Governador – 8 minutos
Piscinão de Ramos – 8 minutos

Com informações da Prefeitura do Rio

Rio: Eduardo Paes confirma réveillon com queima de fogos e restrição de ônibus na Zona Sul 2