Macapá: CTMac realiza Operação Garagem nas empresas de transporte coletivo

Macapá: CTMac realiza Operação Garagem nas empresas de transporte coletivo

8 de dezembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

MACAPÁ – A Prefeitura de Macapá, informou através da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá – CTMac, que intensifica os trabalhos de fiscalização nas frotas de ônibus do sistema de transporte coletivo da capital, realizando, por tempo indeterminado, a Operação Garagem. As atividades são realizadas diariamente pelos agentes nas garagens das empresas.

Macapá: CTMac realiza Operação Garagem nas empresas de transporte coletivo - revistadoonibus

Na ação, a CTMac fiscaliza as condições dos veículos, o funcionamento das plataformas de elevação utilizadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, as condições dos veículos, o cumprimento das medidas sanitárias e o número real de coletivos que estão operando.

Atualmente Macapá tem 4 empresas de ônibus que tem autorização para circular. A frota cadastrada é de 135 veículos e a Companhia está realizando um levantamento diário para saber se este quantitativo está operando normalmente. Em casos de irregularidade, a empresa recebe auto de infração por descumprimento das obrigatoriedades previstas nos decretos.

Macapá: CTMac realiza Operação Garagem nas empresas de transporte coletivo - revistadoonibus

Em defesa, as empresas alegam que, considerando a pandemia, houve uma crise no transporte público, causando a parada de equipamentos.

Por esse motivo, é necessário o levantamento estratégico da CTMac para saber a real situação das empresas operantes na cidade. Com esse levantamento será possível fazer contingenciamento de linhas nas empresas e outras medidas para que se possa fazer a regularização, diminuindo o impacto da falta de equipamento operacionais na cidade.

O diretor presidente da CTMac, Marcílio Dantas, afirma que desde o início da gestão a CTMac tem trabalhado para melhor atender os usuários de transporte coletivo, buscando junto às empresas alternativas para a aquisição de novos ônibus.

Macapá opera com 100% da frota e tarifa social durante o Dia de Finados - revistadoonibus

“A Companhia está fazendo a busca ativa desses veículos, estamos indo nas garagens fazendo essa Operação, para verificar realmente quais são os veículos que tem condições de utilização e fazer esse contingenciamento”, explicou Marcílio.

“Macapá tem bastante linhas que estão sendo atendidas de forma precária, com quantidade reduzida de veículos. Isso causa espera excessiva de ônibus e transtorno para a população, que passam mais tempo nas paradas. A crise do transporte público não é concentrada somente em Macapá, ela é no Brasil e no mundo inteiro, causado transtornos econômicos, mas nossa meta é pensar no interesse público”, finaliza o diretor-presidente.

Na próxima semana a CTMac concluirá um relatório operacional das frotas, a partir daí serão feitos estudos com as empresas que compõem o sistema para avaliar a melhor forma de atendimento à população.

Com informações da Prefeitura de Macapá