SP: Prefeito de Mogi das Cruzes afirma que tarifa de ônibus terá reajuste

SP: Prefeito de Mogi das Cruzes afirma que tarifa de ônibus terá reajuste

30 de novembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

MOGO DAS CRUZES – Nesta última segunda-feira (29), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, informou através de uma live nas redes sociais que nesta quarta-feira (1º), deve anunciar o reajuste no valor da tarifa dos ônibus municipais. O governante, informou que o novo reajuste só será válido para 2022.

SP: Prefeito de Mogi das Cruzes afirma que tarifa de ônibus terá reajuste - revistadoonibus

A posição do prefeito, seguiu a posição da vice-prefeita Priscila Yamagami, que no dia 16 de novembro último, informou que o reajuste não seria válido neste ano. Atualmente a tarifa de ônibus municipais de Mogi das Cruzes é de R$ 4,50.

“Nós tivemos uma reunião muito tensa com as empresas de transporte coletivo hoje. Tensa que eu digo não é de briga, mas de negociação. Nós combinamos de anunciar o valor do aumento da tarifa, vai ter sim aumento, mas posso confirmar que vai ser o menor reajuste de toda a região do Alto Tietê, mas esse aumento não vai ser para o ano de 2021, mas vai acontecer só em 2022”, disse o prefeito, durante a live que foi feita após reunião com as empresas de ônibus da cidade.

SP: Prefeito de Mogi das Cruzes afirma que tarifa de ônibus terá reajuste - revistadoonibus

O governante informou que atualmente o sistema de transporte de Mogi das Cruzes e região não é mais “sustentável” e que, por esse motivo, os diversos prefeitos foram até Brasília na última semana onde solicitaram ao governo federal subsídio para o transporte municipal, em meio a crise que o setor atravesse, potencializado ao longo do período da pandemia da Covid-19.

“Já faz algum tempo que as empresas de transporte de Mogi têm apontado grande dificuldade de operar esse meio de transporte. Não só em Mogi das Cruzes, mas em todo o Brasil. Desde 2014 o número de passageiros tem caído drasticamente e o transporte começa a não ser mais sustentável. A pandemia foi um grande golpe também no setor porque fez o número de usuários cair ainda mais e agora, com a volta das atividades, o número não recuperou. Nós tivemos também o aumento do diesel, que foi muito grande”, afirma Cunha.

SP: Prefeito de Mogi das Cruzes afirma que tarifa de ônibus terá reajuste - revistadoonibus

Transporte pode entrar em Colapso

“O grande risco é que o transporte coletivo entre em colapso. Uma das alternativas que o governo já está trabalhando é pela redução do diesel, mas uma proposta que a gente fez é que a gratuidade seja custeada pelo governo federal. Então, por exemplo, a lei que permite a gratuidade, que são os idosos, as pessoas com deficiência, o passe escolar, isso seja feito, seja custeado, pelo menos durante um período, pelo governo federal”, disse o prefeito.

O prefeito afirmou ainda que o transporte coletivo municipal precisa ser repensado. “Há uma grande concorrência, que são os transportes por aplicativo. Hoje, na verdade, por conta do valor da tarifa, compensa muitas vezes mais as pessoas ratearem o valor do transporte por aplicativo do que usar ônibus”.

O prefeito ainda anunciou a criação do site www.onibus.mogidascruzes.sp.gov.br para divulgar as planilhas do transporte público e como é feita a composição dos preços. O portal também poderá ser usado, segundo a Prefeitura, para moradores darem sugestões sobre os novos traçados das linhas.

Com informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes