Juiz de Fora: Tusmil é denunciada por usar ônibus acima da idade média permitida

Juiz de Fora: Tusmil é denunciada por usar ônibus acima da idade média permitida

12 de novembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

JUIZ DE FORA – A Prefeitura de Juiz de Fora, informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana, segue atuando os ônibus da empresa Transporte Urbano São Miguel – Tusmil, por operar com veículos em desacordo com a idade estabelecida, conforme prevê o contrato de concessão.

Juiz de Fora: Tusmil é denunciada por usar ônibus acima da idade média permitida - revistadoonibus

A fiscalização passou ser intensificada depois que a vereadora de Juiz de Fora, Kátia Franco, protocolou um ofício no dia 4 de novembro solicitando esclarecimentos para a Prefeitura sobre a situação envolvendo a empresa de Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora, Transporte Urbano São Miguel – Tusmil, por não cumprimento do edital de licitação de n° 005/2014, publicado em 19 de maio de 2015, onde consta no item 14.4, inciso XXVII, a responsabilidade da concessionária em manter a idade média da frota de cinco anos e idade máxima permitida de dez anos, como informou a Inter TV

De acordo com Kátia Franco, houve comprovação da denúncia por meio de fotos, que foram protocoladas no documento. Veja abaixo parte do texto do ofício.

“Venho por meio desde solicitar ao excelentíssimo senhor secretário da pasta de Mobilidade Urbana, senhor Fernando Tadeu David, a imediata averiguação de denúncias feitas por este gabinete sobre uma sequência de ônibus que estão circulando em Juiz de Fora desde a data de hoje, com o ano da carroceria trocado. É provado, por meio de fotos, em anexo, que tais veículos possuem a carroceria 2009 e retornaram à circulação nesta quinta-feira, com carroceria 2010. O fato de se maquiar uma irregularidade já é fundamento suficiente para investigarmos o intuito do consórcio com a artimanha. Foram identificados, pelo menos, dez veículos com a nova data de carroceria. Tais ônibus foram retirados de circulação, precisamente, no dia 13 de agosto de 2020.”

Juiz de Fora: Tusmil é denunciada por usar ônibus acima da idade média permitida - revistadoonibus

Prefeitura de Juiz de Fora se manifesta

A administração municipal, emitiu nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

“A Secretaria de Mobilidade Urbano – SMU enviou uma notificação ao Consórcio Manchester no dia 3 de novembro reafirmando que os ônibus ano anterior a 2011 não poderiam voltar a circular. Com o descumprimento da determinação, a secretaria já está autuando os veículos que se encontram operando em desacordo com a idade estabelecida, conforme prevê o contrato de concessão”.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora e Inter TV

Juiz de Fora: Tusmil é denunciada por usar ônibus acima da idade média permitida 1