Últimas:
Porto Alegre inicia a operação de novo corredor de ônibus da Sertório

PORTO ALEGRE – A Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, informou que a partir deste terça-feira (26), os usuários das quase 400 viagens de ônibus da Avenida Sertório passam a se beneficiar do início da operação do novo corredor exclusivo para o transporte coletivo. O projeto de 1.900 metros, entre a Avenida Panamericana e a Avenida Assis Brasil, inclui duas novas estações e faz ligação ao trecho de corredor já existente na Sertório, a partir da avenida Farrapos.

Porto Alegre inicia a operação de novo corredor de ônibus da Sertório - revistadoonibus
Foto: Gustavo Roth – Prefeitura de Porto Alegre – Divulgação

Os objetivos com a priorização do transporte coletivo no sistema viário são aumentar a velocidade operacional, diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo, racionalizar a operação e otimizar a frota, contribuindo para a redução dos custos do transporte público.

O projeto ainda inclui melhorias para a segurança viária em um trecho de mais de 7 quilômetros da Sertório, desde a avenida Farrapos até a avenida Gen. Raphael Zippin, no bairro Sarandi. Entre as entregas, 19 cruzamentos tiveram sua sinalização revisada e qualificada, enquanto nove receberam alargamento. “O principal foco deste projeto foi minimizar os riscos de atropelamento ao longo da Sertório e atender, de forma equilibrada com outros modais, as necessidades dos usuários do transporte coletivo”, destaca a coordenadora de Projetos de Mobilidade Sustentável da EPTC, engenheira Alessandra Both.

Porto Alegre: EPTC anuncia ampliações de itinerário a partir deste domingo - revistadoonibus

Foram implantadas 37 novas travessias de pedestres, 1.850 metros em trechos de ciclovia, além de melhorias na acessibilidade. O objetivo é a redução da acidentalidade, que nos últimos cinco anos registrou 1.713 sinistros de trânsito, que resultaram em 13 vidas perdidas.

O início da operação foi comprometido em razão de um furto nas estações, que exigiu a reposição da fiação elétrica, além de 36 luminárias e 72 lâmpadas de LED de 18 watts. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC vão monitorar a circulação para orientar a população e evitar transtornos. As informações serão atualizadas pelo Twitter @EPTC_POA.

Linhas que serão beneficiadas pelo novo corredor da Sertório:


721 Nova Gleba – Santa Rosa/Sertório
727 Agostinho/Sertório
731 Parque dos Maias /Sertório
761 Leopoldina/Sertório
761.2 Leopoldina/Sertório
762 Rubem Berta (Sertório)
R62 Rápida Rubem Berta

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre


%d blogueiros gostam disto: