ônibus

FlixMobility adquire a empresa de ônibus americana Greyhound Lines em um negócio de US$ 78 milhões

MUNIQUE – A startup alemã FlixMobility, que possui sede na cidade de Munique, na Alemanha, anunciou nesta quinta-feira (21), que está adquirindo a Greyhound Lines, conhecida empresa de ônibus dos Estados Unidos, do proprietário britânico FirstGroup. A Flix informou que o negócio – que inclui uma frota de veículos, marcas registradas e ativos e passivos relacionados – tem um valor de empresa livre de dívidas / dinheiro de $ 46 milhões, com uma consideração diferida incondicional de $ 32 milhões com uma taxa de juros de 5% ao ano além disso.

Foto: Divulgação

Atualmente a FlixMobility, que é conhecida também por operar linhas de ônibus, possui aporte de US$ 3 bilhões, venha aos poucos e de forma silenciosa conquistando nocas rotas do transporte em toda a Europa, e com a nova aquisição, a empresa passa operar com força também nos Estados Unidos. No Brasil, a operação deve se iniciar até o final deste ano no trecho Rio x São Paulo e São Paulo x Rio.

De acordo com o portal Teg6, a FirstGroup adquiriu Greyhound em 2007 em um negócio maior de US $ 3,6 bilhões, parte de uma estratégia maior de entrar no mercado dos EUA (também comprou a Ryder, a rede de ônibus escolares amarela, na mesma época). Mas, mais recentemente, tem desinvestido vários de seus ativos nos EUA em uma tentativa de se concentrar mais no mercado do Reino Unido. Na verdade, ela estava procurando vender os ativos que a Flix agora adquiriu desde 2019. FirstGroup separou as instalações da Greyhound em dezembro passado por $ 138 milhões, e em abril vendeu a maior parte do resto do negócio para a EQT, mas isso não incluiu a rede de trânsito Greyhound.

O negócio significa um grande movimento para a Flix dobrar não apenas no transporte de ônibus, mas no mercado dos EUA, onde já estava ativo, mas com um perfil significativamente menor. FlixBus, como o serviço é conhecido, está hoje ativo em mais de 2.500 destinos em 36 países fora dos EUA, trabalhando em 400.000 conexões diárias. O Greyhound é quase tão grande: cobre 2.400 destinos na América do Norte, com quase 16 milhões de passageiros anualmente. (Os últimos números de clientes relatados do Flix eram de 2019, pré-pandemia, e eram mais de 62 milhões; esses números teriam caído drasticamente nos últimos tempos devido às restrições de distância e viagens em torno da Covid-19, o que poderia ser um motivo pelo qual não fornece mais números atualizados.)

O negócio não é sobre a expansão da rede da Flix, mas também sobre presença e participação. Greyhound é nada menos que uma presença icônica. Em um país obcecado por viagens, ele figurou em dezenas de canções famosasfilmes e outras formas de arte, embora nem sempre sob as luzes mais lisonjeiras.

Com informações do Teg6


This post was last modified on 21 de outubro de 2021 20:47

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

4 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

4 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

4 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

4 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

1 semana ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

1 semana ago