Teresina: Após ameaça de greve, ônibus circulam nesta manhã

Teresina: Após ameaça de greve, ônibus circulam nesta manhã

11 de outubro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

TERESINA – A cidade de Teresina segue com a circulação de ônibus normal desde o início da manhã de hoje. De acordo com a prefeitura, o serviço de transportes terá um aumento de pelo menos 40% no número de viagens. A Superintendência Municipal de Transporte – Strans, informou que o incremento é fruto do acordo assinado entre prefeitura e empresários na última sexta-feira, e homologado pela Justiça. 

Natal: Após ameaça de greve ônibus circulam nesta manhã - revistadoonibus

A administração municipal informou que na última semana, Teresina contava com a circulação de 140 coletivos e que a partir desta semana, estarão cerca de 200 ônibus atendendo toda a cidade.

“Nós reunimos com os chefes de tráfego de todas as empresas que operam o sistema de transporte em Teresina e foi determinado um incremento na frota, que será de 40 %, a partir de hoje”, informou o gerente de planejamento do transporte público da Strans, Felipe Leal. 

De acordo com Leal, poderá haver aumento na frota de ônibus, de acordo com a demanda de passageiro ao longo dos próximos dias, afim de que se evite aglomerações.

Natal: Após ameaça de greve ônibus circulam nesta manhã - revistadoonibus

Acredita-se que com o pagamento da primeira parcelo no valor de R$ 21 milhões, através do acordo entre o governo municipal e os empresários de ônibus, possa haver o aumento da frota nos próximos dias. Em entrevista à TV Cidade, a consultora jurídica do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina – Setut, disse que o valor ainda não teria sido pago.

Veja como será o atendimento dos ônibus em cada zona da cidade

  • Consórcio Poty, que atende a zona Norte – 42 veículos
  • Consórcio Urbanus, que atende a zona Leste – 47 veículos
  • Consórcio Teresina, que atende a zona Sudeste – 47 veículos
  • Empresa Transcol, que atende a zona Sul – 64 veículos
Natal: Após ameaça de greve ônibus circulam nesta manhã - revistadoonibus

Terminais de ônibus

A Prefeitura de Teresina afirmou que em relação ao uso dos terminais de integração, ainda não há uma previsão de retorno de seu funcionamento. A administração municipal afirma que estarão sendo feito estudos de impacto nas próximas semanas, afim de saber quando a utilização dos terminais possa ser liberadas.

Nos últimos meses, a prefeitura de Teresina utilizou os espaços como pontos de drive-thru para aplicação das vacinas contra a Covid-19.

Gratuidade dos Estudantes

Na reunião realizada na última sexta-feira na STRANS, não foi discutida sobre as gratuidades dos estudantes, mas vale lembrar que os estudantes continuam a pagar o valor de R$1,35 na passagem, nada foi mudado até o momento.
Integração

Nesse primeiro momento, os terminais permanecerão fechados e o atendimento continuará sendo feito com percursos diretos entre os bairros e o Centro da cidade.

“O que se tem discutido nos últimos dias é a volta dos terminais de integração, esses distribuídos em todas as zonas da cidade, mas vale lembrar que a integração continua, a integração temporária, que é aquela em que o usuário se desloca em diferentes zonas da cidade pagando somente uma passagem no tempo máximo de duas horas. Mas os estudos e projetos estão sendo elaborados para que o sistema de integração com os terminais volte a funcionar, contudo sem tempo definido para a sua volta”, esclarece o gerente de Planejamento de Transporte Público, Felipe Leal.

Com informações da Prefeitura de Teresina e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina – Setut


Teresina: Após ameaça de greve, ônibus circulam nesta manhã 1