ANTT divulga balanço parcial da Operação Centauro com 60 veículos apreendidos

ANTT divulga balanço parcial da Operação Centauro com 60 veículos apreendidos

11 de outubro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, divulgou no início da tarde desta segunda-feira (11), um balanço da Operação Centauro, que possui o objetivo de combater o transporte não autorizado de passageiros no país. De acordo com a ANTT, até o momento 938 veículos já foram fiscalizados e 60 foram apreendidos.

ANTT divulga balanço parcial da Operação Centauro com 60 veículos apreendidos - revistadoonibus
Foto: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – Divulgação

A fiscalização da ANTT teve início na sexta-feira (8) e já fez o transbordo de 846 passageiros que estavam nos veículos irregulares e foram realocados em empresas legalizadas. De acordo com a legislação, as despesas dos bilhetes ficam a encargo dos infratores.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, informou que a operação vai até o dia 16 de outubro e conta com o apoio da Policia Rodoviária Federal, polícias militares estaduais e outros órgãos da administração pública, com a Receita Federal e os Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagens – DER.

A ANTT procura, principalmente, evitar que o clandestino circule, trazendo grandes riscos para a população. No Brasil, a  fiscalização ocorre em 27 pontos estratégicos, nas principais rotas do transporte clandestino no pais.

Brasília: Servidores da ANTT são confirmados como diretores pelo Senado- revistadoonibus
Foto: Divulgação

A ANTT alerta à população dos riscos em um transporte não autorizado, justamente pela precariedade dos veículos, que não oferecem segurança, com motoristas despreparados e cansados, e ainda, pelo aumento do risco de contágio da COVID-19.

Vale lembrar aos passageiros de primeira viagem, que o uso do cinto de segurança nos ônibus rodoviários em linhas intermunicipais ou interestaduais é item obrigatório, afim de que se evite ferimentos em caso de acidente.

A escolha da data da Operação Centauro é em decorrência do acréscimo de fluxo de transporte irregular no período, em função do feriado prolongado de quatro dias, dia de Nossa Senhora Aparecida, concomitante com o dia das crianças, dia 12 de outubro.

Para informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, a Agência informa os canais da Ouvidoria: Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br

Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT