Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial

Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial

15 de setembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Viação Novacap, empresa que opera linhas na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, teve o pedido de recuperação judicial aceita pela juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta última segunda-feira (13).

Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial - revistadoonibus

A direção da empresa alegou que, desde o ano de 2016, segue sendo diretamente afetada com a maior crise do setor público de transporte em todo o Estado do Rio de Janeiro. Atualmente a empresa possui um endividamento de cerca de R$ 11 milhões e o pedido de recuperação judicial ocorreu, após enfrentar bloqueios judiciais e descontos promovidos pelo Consórcio que faz parte.

A Viação Novacap argumenta ainda que a operação municipal segue deficitária, já que a tarifa está sem reajuste, e não há interesse do governo municipal para criar um subsídio para compensar as gratuidades asseguradas como aos estudantes da rede pública, idosos e pessoas com deficiência.

Rio: Bandidos roubam assentos de ônibus na Viação Novacap na Zona Norte - revistadoonibus

A empresa afirmou que nos últimos anos, a gratuidade em seus coletivos vem aumentando e já representa o valor de R$ 1,45 milhões, ou seja 27% da receita da NovaCap.

Com o plano de recuperação judicial, as ações e execuções na Justiça ficam suspensas, com exceção dos casos que são considerados emergenciais. A partir de agora, a direção da empresa terá que apresentar um plano de recuperação.

Desde o ano de 2019, quando o valor na tarifa dos ônibus municipais foram congeladas, outras empresas também solicitaram o processo de recuperação judicial, como a Pavunense e o Grupo Real.

Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial - revistadoonibus

Lista das empresas em recuperação judicial

Município do Rio

Auto Viação Palmares;

Expresso Pégaso;

Real Auto Ônibus;

Transportes Campo Grande;

Transportes Paranapuan;

Transportes Vila Isabel;

Viação Pavunense;

Viação NovaCap.

Viação Penha-Rio;

Viação VG;

Consórcio Intersul: Autoviação Alpha S.A., Autoviação Tijuca S.A., Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda., Gire Transportes Ltda., Real Auto-ônibus Ltda., Translitorânea Turística Ltda., Transportes Estrela Azul S.A., Transportes São Silvestre S.A., Transporte Vila Isabel S.A., Transurb S.A. e Viação Sáenz Pena S.A.

Consórcio Santa Cruz: Jabour, Recreio, Barra, Campo Grande, Pégaso e Palmares | Empresas já fechadas: Andorinha, Top Rio, Algarve, Rio Rotas e Bangu.

Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial - revistadoonibus

Município de Nova Iguaçu

Transportadora Tinguá


Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial - revistadoonibus

Município de Barra Mansa

Viação Cidade do Aço

.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Rio: Viação Novacap entra em recuperação judicial 1