ônibus

Rio: Consórcio InterSul entra em recuperação judicial

RIO – O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através da 1ª Vara Empresarial, aceitou o pedido de recuperação judicial do Consórcio Intersul, que é formado por dez empresas de ônibus, entre elas: Autoviação Alpha S.A., Autoviação Tijuca S.A., Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda., Gire Transportes Ltda., Real Auto-ônibus Ltda., Translitorânea Turística Ltda., Transportes Estrela Azul S.A., Transportes São Silvestre S.A., Transporte Vila Isabel S.A., Transurb S.A. e Viação Sáenz Pena S.A.

A decisão é do juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, que aceitou o pedido nesta última sexta-feira (3). O magistrado, nomeou como administrador judicial da empresa Marcello Macedo Advogados na pessoa do advogado Marcello Macedo.

O Consórcio Intersul que foi criado para administrar as linhas municipais, assinou o contrato com o governo municipal no dia 17 de setembro de 2010, informou que o setor de transporte vem sofrendo com o agravamento da crise econômica que reflete no baixo número de passageiros transportados, em meio a pandemia da Covid-19. Vale lembrar que o contrato junto a Prefeitura do Rio é de 20 anos, renováveis por mais 20.

Desde o ano de 2015, as empresas Real Auto Ônibus, Estrela Azul, Transportes São Silvestre e Translitorânea Turística Ltda. passaram enfrentar dificuldades financeiras e com isso, deixaram de cumprir com diversos compromissos, especialmente trabalhistas, o que levou ao ajuizamento de milhares de ações junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – TRT-1, sendo que especificamente sobre a Translitorânea, sua situação foi agravada após o TRT-1 reconhecer a sua qualidade de sucessora de um passivo trabalhista da sociedade Amigos Unidos S.A. – que, ainda segundo a argumentação, jamais integrou o Consórcio Intersul.

Ainda de acordo com o Consórcio InterSul, à época em que reconhecida a sucessão, ultrapassava R$ 45 milhões, sendo que em 2016 as dívidas trabalhistas dessas quatro sociedades já somavam juntas cerca de R$ 124 milhões.

Ao longo dos anos, devido as decisões judiciais que determinaram o pagamentos dos débitos, as empresas Estrela Azul, São Silvestre e Translitorânea, acabaram encerraram suas operações. Por outro lado, a Real Auto Ônibus, por sua vez, ajuizou pedido de recuperação judicial buscando a renegociação de suas dívidas e a manutenção de suas atividades.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

This post was last modified on 13 de setembro de 2021 16:45

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

5 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

5 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

5 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

5 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

1 semana ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

1 semana ago