Últimas:
Vídeo: Ônibus da Viação Cascatinha perde eixo traseiro nesta manhã em Petrópolis

PETRÓPOLIS – Um ônibus da Viação Cascatinha, prefixo 5003, modelo Neobus Mega 2006, equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1722M, acabou perdendo o eixo traseiro na manhã desta segunda-feira (9), depois que deixou o ponto final por volta das 10h30, como informam os moradores do Vale do Carangola, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. As imagens já repercutem nas redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativos.

Vídeo: Ônibus da Viação Cascatinha perde eixo traseiro nesta manhã em Petrópolis - revistadoonibus

Em um vídeo que circula nas principais redes sociais, é possível ver que o eixo traseiro do ônibus teria se soltado do chassi. Algumas peças estão no chão.

A cena chamou a atenção de moradores que reclamam, da falta de responsabilidade no transporte público municipal, já que o acidente poderia ter causado algo pior, se o ônibus tivesse perdido o controle em alguns trechos da região.

Vídeo: Ônibus da Viação Cascatinha perde eixo traseiro nesta manhã em Petrópolis - revistadoonibus
Foto: Reprodução de Youtube

De acordo com um rodoviário que não teve a sua identidade revelada, os ônibus não estão tendo a manutenção adequada, e deixam a garagem do mesmo jeito que chegaram, mesmo a empresa sabendo dos problemas que são apresentados.

Os moradores da região informaram que até às 11h30, a rua seguia interditada e sem a circulação de ônibus até o ponto final, sendo a segunda vez que os passageiros são prejudicados por conta de problemas mecânicos.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Petrópolis – Setranspetro, ainda não se manifestou sobre o problema apresentado no ônibus da Viação Cascatinha nesta manhã, até a publicação desta reportagem.

RJ: Prefeitura de Petrópolis anuncia licitação de linhas ônibus após determinação do TCE/RJ - revistadoonibus

RJ: Prefeitura de Petrópolis anuncia licitação de linhas ônibus, após determinação do TCE/RJ

Prefeitura de Petrópolis na Região Serrana do Rio de Janeiro, informou que estará abrindo um processo de licitação para as linhas de ônibus que atualmente são atendidas pela Viação Cascatinha, depois que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ, ter recomendado o governo municipal agir nesse sentido.

RJ: Prefeitura de Petrópolis anuncia licitação de linhas ônibus após determinação do TCE/RJ - revistadoonibus

De acordo com a administração municipal, o prazo para o início da nova licitação do transporte em Petrópolis é de 90 dias e segue contando a partir do dia 14 de junho.

Atuando em Petrópolis desde a década de 90, a Viação Cascatinha segue com concessão do transporte até o ano de 2025, depois que teve seu contrato prorrogado por mais dez ano, quando a administração municipal, concedeu a ampliação da concessão no ano de 2015.

RJ: Prefeitura de Petrópolis anuncia licitação de linhas ônibus após determinação do TCE/RJ - revistadoonibus

De acordo com a determinação do TCE, o município tem 360 dias para concluir o processo licitatório, ou seja, a nova empresa deve começar a operar no segundo semestre de 2022.

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ informa que determinou ao prefeito de Petrópolis que promova “procedimento licitatório para a outorga das linhas de ônibus atualmente concedidas à empresa Cascatinha Transportes Coletivos de Passageiros Ltda”. A decisão plenária, datada de 14 de junho de 2021, também determinou que o alcaide “abstenha-se de proceder a renovação futura da atual concessão do serviço público de transporte coletivo por ônibus às empresas Petro Ita Transportes Coletivos de Passageiros Ltda. e Transporte São Luiz Ltda”. As duas últimas poderão, no entanto, manter as respectivas linhas, desde que percorrido todo o procedimento licitatório.

Confira em anexo a íntegra da decisão plenária relacionada ao Processo TCE-RJ º 238.617-6/18.

RJ: Prefeitura de Petrópolis anuncia licitação de linhas ônibus após determinação do TCE/RJ - revistadoonibus

Setranspetro se manifesta

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Petrópolis – Setranspetro, informou que a Viação Cascatinha opera na cidade de forma legal e legítima e ressaltou que as empresas Petro Ita e Cidade das Hortências estão capacitadas e preparas para dar continuidade ao serviço prestado no transporte de passageiros na cidade de Petrópolis.

A entidade que representa as empresas de ônibus da cidade, afirmou ainda que “mudar o operador do sistema
não resolve o problema do transporte e confia que as autoridades foquem em implantar medidas para trazer resultados para a população e empresas que geram milhares de empregos e prestam serviço tão necessário”
.

Com informações da Prefeitura de Petrópolis, Setranspetro e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ

%d blogueiros gostam disto: