ônibus

SP: Prazo para renovação de vans e micro-ônibus da RTO e da EMTU é estendido

SÃO PAULO – A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU, informou nesta sexta-feira (6), que as vans e micro-ônibus utilizados na operação da Reserva Técnica Operacional – RTO e do Serviço Especial Conveniado (SEC Ligado), sistemas gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, terão mais seis meses para serem renovados após atingirem a idade máxima.

O prazo foi prorrogado nesta sexta-feira (6), a partir da autorização da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e publicação da Resolução STM nº 036 de 5 de agosto de 2021 no Diário Oficial do Estado. Atualmente, a vida útil dos veículos que operam linhas da RTO é de oito anos e do SEC Ligado é de dez anos. Ao atingirem a idade máxima, devem ser substituídos por outros de fabricação mais recente.

A extensão do prazo foi pleiteada considerando as circunstâncias da pandemia do Covid-19 que ocasionaram a utilização menos frequente dos veículos, tendo em vista a redução da demanda de passageiros. Além disso, a medida também considera as dificuldades financeiras enfrentadas pelos operadores dos serviços. No caso do SEC – Ligado, que é vinculado à Secretaria de Educação – SEDUC, o serviço ficou suspenso com a interrupção das aulas presenciais.

Para preservação das exigências de segurança, a EMTU definiu que, ao invés de inspeções semestrais, serão feitas vistorias trimestrais aos veículos que atingirem a vida útil até a sua substituição.

RTO e o Serviço Ligado

O sistema RTO – Reserva Técnica Operacional, gerenciado pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, é composto por linhas intermunicipais operadas por empresas individuais. O veículo coletivo é de pequeno porte, sendo micro-ônibus e vans com capacidade para até 20 lugares.

Já o Serviço Especial Conveniado (SEC Ligado) tem como propósito atender as necessidades e estimular a inserção das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida severa no Sistema de Transporte Metropolitano já existente. A frota conta com veículos adaptados e adequados ao transporte de passageiros cadeirantes e não cadeirantes, realizando o transporte de alunos/acompanhantes de instituições escolares conveniadas ou credenciadas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo e Região Metropolitana de Campinas.

Com informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU

This post was last modified on 6 de agosto de 2021 12:07

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

5 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

5 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

5 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

5 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

1 semana ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

1 semana ago