SP: Greve de ônibus em Presidente Prudente chega ao seu 29º dia

SP: Greve de ônibus em Presidente Prudente chega ao seu 29º dia

14 de julho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

PRESIDENTE PRUDENTE – Os moradores de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo seguem com o impasse no transporte coletivo de passageiros na cidade, já que a greve dos rodoviários da empresa Prudente Urbano, chega ao seu 29º dia, nesta quarta-feira (14). Um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Terrestre de Presidente Prudente e Região – Sintrattepp e a empresa Prudente Urbano, determinou que desde esta última terça-feira (13), ao menos 41 coletivos fossem disponibilizados na cidade.

SP: Greve de ônibus em Presidente Prudente chega ao seu 29º dia - revistadoonibus

Em sua quarta paralisação do transporte, os moradores já passam cobrar do governo municipal uma providência, uma vez que esta uma paralisação segue sendo a que vem se estendendo mais, desde que a empresa de ônibus passou assumir a operação municipal do transporte de passageiro.

De acordo com os rodoviários, a paralisação no serviço segue sendo devido ao atrasos no pagamento dos salários que são referentes ao mês de junho, assim como do adiantamento salarial do dia 20 de todo mês e dos R$ 300 do vale-alimentação. Segundo os funcionários, a direção da empresa de ônibus pagou somente a cesta básica e R$ 200 do vale-alimentação.

Os funcionários da Prudente Urbano, afirmam que há colegas que estão com o pagamento de férias atrasados e que a empresa ainda não está pagando as horas extras e segue devendo parte do pagamento de dezembro.

A administração municipal informou que por meio de um decreto, passou permitir a circulação de vans escolares e micro-ônibus, na cidade, como forma de manter a mobilidade urbana.

SP: Greve de ônibus em Presidente Prudente chega ao seu 29º dia - revistadoonibus

Prefeitura de Presidente Prudente encontra irregularidades na operação

O governo municipal informou nesta última terla-feira (13), que a comissão formada para seguir acompanhando diariamente a auditoria na empresa de ônibus Prudente urbano, encontrou ao menos três irregularidades nas inspeções que foram feitas no serviço que é prestado pela empresa.

Entre os problemas, a equipe da Prefeitura, encontrou pneu careca em um dos ônibus, coletivos parados na oficina desde fevereiro e o não cumprimento da ordem de envio dos relatórios que foram solicitados pela comissão, já que o prazo de entrega pela empresa de ônibus venceu na última segunda-feira (12).

A administração municipal afirmou que irá notificar a direção da Prudente Urbano em até cinco dias após a constatação dos problemas.

Visita agendada para esta quarta-feira

A Prefeitura de Presidente Prudente informou através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação e Segurança Pública – Semob, que uma nova visita até a garagem da empresa de ônibus está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (14), onde a comissão do governo municipal estará verificando as condições dos veículos colocados em circulação, o cumprimento dos horários das linhas, treinamento dos motoristas, entre outros itens.

Presidente Prudente: Greve do transporte chega ao 14º dia - revistadoonibus

Prudente Urbano de manifesta

A direção da empresa de manifestou em nota que pode se lida na íntegra abaixo.

“Por meio de informações divulgadas pela imprensa, a Prudente Urbano soube sobre as irregularidades apontadas pela Comissão, formada pelo Poder Concedente, e parabeniza sua atuação na constatação de consequências provenientes do desequilíbrio contratual e o impacto que elas representam para a prestação do serviço de transporte coletivo municipal.

A questão dos ônibus em manutenção que não integram a operação nas ruas, só reforça o cuidado desta concessionária com a segurança de seus colaboradores, usuários e sociedade, situação que vem sendo comunicada à Semob desde março de 2020, assim como outras agravadas pela pandemia.

A concessionária, anseia por medidas do poder concedente para que o transporte público receba o tratamento adequado, em atendimento aos termos contratuais”.

Com informações da Prefeitura de Presidente Prudente e Prudente Urbano.

SP: Greve de ônibus em Presidente Prudente chega ao seu 29º dia 1