Paquistão afirma que explosão em ônibus que deixou 12 mortos foi acidente

Paquistão afirma que explosão em ônibus que deixou 12 mortos foi acidente

14 de julho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

ISLAMABADE – Um ônibus que transportada trabalhadores chines na região da província de Khyber Pakhtunkhwa, acabou saindo da pista e ciando em uma ribanceira depois de apresentar problemas mecânicos que teriam causado uma explosão em seguida, onde deixou 12 mortos e 28 chines feridos, afirmou o ministério paquistanês num comunicado.

Paquistão afirma que explosão em ônibus que deixou 12 mortos foi acidente - revistadoonibus
Foto: Reprodução AFP

Dois soldados paquistaneses também estavam entre os mortos depois que a explosão fez o ônibus cair de um barranco, disseram fontes do governo local e da polícia à Reuters. Segundo o governo local, das doze vítimas fatais, nove delas eram de origem chinesa e outras três de origem paquistanesa, e seguiam viagem para o local de trabalho.

Antes, as agências internacionais tinham noticiado que 13 pessoas, das quais nove cidadãos chineses, morreram na explosão e havia a informação de que 28 chineses também ficaram feridos.

A explosão ocorrida na manhã de hoje foi inicialmente atribuída pelas autoridades policiais a um atentado a bomba que tinha como alvo o autocarro que transportava trabalhadores chineses para o Projeto de Energia Hidráulica Dasu, barragem cuja construção teve início em 2018 e na qual participam empresas chinesas.

A barragem Dasu faz parte do projeto do Corredor Econômico China-Paquistão – CPEC, um projeto de infraestrutura multimilionário financiado por Pequim com um investimento de 60 mil milhões de dólares (50,7 mil milhões de euros).

O projeto multimilionário envolve a construção de autoestradas, barragens, portos ou linhas ferroviárias no país vizinho.

O CPEC, lançado em 2015, financia a construção de uma rota comercial que ligará a cidade de Kasghar, na província de Xinjiang, no noroeste da China, ao porto paquistanês de Gwadar (sudoeste) no Baluchistão, fornecendo ao gigante chinês uma porta de entrada para o mar Arábico.

Por isso, a China e os seus interesses são alvo de grupos terroristas e separatistas no país asiático.

A embaixada da China no Paquistão confirmou que nove de seus cidadãos morreram. Classificando a explosão como um ataque a bomba, mas não dando mais detalhes, o Ministério das Relações Exteriores chinês ofereceu condolências e pediu uma investigação completa e proteção de seu pessoal e projetos.

Com informações de Agência Internacionais

Paquistão afirma que explosão em ônibus que deixou 12 mortos foi acidente 1