RJ: Vereadores de Nova Friburgo aguardam prefeitura se manifestar sobre contrato com a Viação Itapemirim – Vídeo

RJ: Vereadores de Nova Friburgo aguardam prefeitura se manifestar sobre contrato com a Viação Itapemirim – Vídeo

28 de junho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

NOVA FRIBURGO – A Câmara Municipal de Nova Friburgo recebeu no início da tarde desta segunda-feira (28), o o secretário de Governo e da Casa Civil, Pierre da Silva Moraes, no plenário da Casa, para dar explicações aos vereadores da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Públicos Concedidos. A sessão está sendo transmitida ao vivo, como podemos ver no vídeo mais abaixo.

RJ: Vereadores de Nova Friburgo aguardam prefeitura se manifestar sobre contrato com a Viação Itapemirim - revistadoonibus

A pauta tratará das atuações do secretário referentes às concessionárias de serviços públicos, e principalmente, sobre a contratação emergencial do serviço de transporte público, feito junto a Viação Itapemirim.

Viação Itapemirim ainda nem entrou em operação na cidade de Nova Friburgo e já segue sendo contestado por alguns vereadores, que no dia 4 de junho, protocolaram uma denúncia junto ao Ministério Público com documentos apontando indícios de irregularidades, já que a direção da empresa de ônibus não teria apresentado documentos dos ônibus e, que segundo os parlamentares, quem atestou a capacidade técnica da Viação Itapemirim para realizar a operação urbana na cidade, mesmo sem ter nenhum ônibus na frota até o início de junho, teria sido o próprio dono da empresa.

RJ: Vereadores de Nova Friburgo aguardam prefeitura se manifestar sobre contrato com a Viação Itapemirim - Vídeo 1
Foto: Reprodução de Grupos de Whatsapp

Os parlamentares ainda questionam junto ao Governo Municipal, o investimento de aproximadamente R$ 65 milhões em apenas 60 dias, o que vem causando incomodo inclusive na base do governo municipal. Nas principais redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativo, os moradores seguem acompanhando a novela do transporte público municipal com muita desconfiança.

Prefeitura de Nova Friburgo não respondeu aos questionamentos da Revista do Ônibus, como o o número de ônibus urbanos que estarão em operação da nova empresa urbana, que linhas estarão atendendo entre outros questionamentos.

RJ: Vereadores de Nova Friburgo contestam início da operação da Viação Itapemirim - revistadoonibus

Em relação a nova operação urbana na cidade de Nova Friburgo, onde a empresa ainda não amostrou que ônibus urbanos estará usando, a Viação Itapemirim, se limitou informou através de nota que “O Grupo Itapemirim informa que segue trabalhando no processo de transição e que, qualquer novidade sobre o tema, será comunicada amplamente pela empresa em momento oportuno, por meio de seus canais oficiais”.

Acredita-se que a Viação Itapemirim possa alugar uma frota de ônibus de alguma empresa urbana do Rio de Janeiro ou da Baixada Fluminense, para que possa iniciar a sua operação, já não há sinalização de pedidos de novos ônibus junto as principais fabricantes de ônibus no Brasil.

Viação Itapemirim urbana surge com imagens na internet - revistadoonibus

Viação Itapemirim deve iniciar operação em breve em Nova Friburgo

No início do mês de junho, surgiu nas principais redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativo, fotos montagens dando a ideia de como seria os ônibus urbanos com a atual identidade da Viação Itapemirim que deverá assumir em breve a operação municipal de Nova Friburgo na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Desde que a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, anunciou na última semana de maio, que a torna público o resultado da dispensa de licitação nº 017/2021 do Processo Administrativo nº 1840/2021, escolhendo com isso a empresa Itapemirim Group Ltda, que segundo o governo municipal, teria demostrado possuir as melhores condições de prestar o serviço adequadamente, atendendo às demandas próprias da sociedade friburguense, com valor tarifário inferior àquele atualmente praticado no município, no dia (4), surgiram imagens de como seria os ônibus urbanos da empresa amarelinha mais conhecida do Brasil.

Viação Itapemirim urbana surge com imagens na internet - revistadoonibus
Foto: Projeto Montagem sobre Rodas – Fotomontagem

O projeto Montagem sobre Rodas, conhecido por mostrar como ficará a identidade visual das empresas de ônibus em alguns modelos que as mesmas ainda não possui, trouxe a montagem que vem sendo divulgadas em suas redes sociais, dando uma ideia de como ficará os ônibus da Itapemirim, no segmento urbano, uma novidade, desde que a empresa foi criada.

Apesar do anúncio da nova empresa de ônibus que estará assumindo de forma emergencial o transporte coletivo municipal em Nova Friburgo, a administração municipal, não deu detalhes sobre a operação, como por exemplo a data em que os novos ônibus estarão em circulação nas ruas do município, e nem que tipo de ônibus urbanos, bem como a número da frota de coletivo estará sendo disponibilizadas em breve.

Viação Itapemirim, que faz parte do Grupo Itapemirim, não possui uma frota de ônibus urbanos, operando apenas atualmente com veículos rodoviários em linhas interestaduais, o que vem chamando a atenção de pesquisadores em transportes no Rio de Janeiro e também em outros estados, já que o Grupo Itapemirim segue em recuperação judicial e ainda não anunciou de forma oficial a compra de ônibus urbanos para operação no Rio de Janeiro.

Em nota, o Grupo Itapemirim informa que segue trabalhando no processo de transição e que, qualquer novidade sobre o tema, será comunicada amplamente pela empresa em momento oportuno, por meio de seus canais oficiais.

Com informações da Prefeitura de Nova Friburgo e Redes Sociais

RJ: Vereadores de Nova Friburgo aguardam prefeitura se manifestar sobre contrato com a Viação Itapemirim - Vídeo 2