Rio: Programa BRT Seguro registra 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação

Rio: Programa BRT Seguro registra 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação

15 de junho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, informou que o Programa BRT Seguro, da Secretaria Municipal de Ordem Pública – Seop, registrou 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação, após ocorrências de furto, receptação e dano ao patrimônio público em estações do corredor Transoeste. As ações foram feitas durante patrulhamento ou após acionamento pela equipe de monitoramento do Centro de Controle Operacional – CCO, no Terminal Alvorada.

Rio: Terminal Alvorada é rebatizado em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner - revistadoonibus
Foto: Divulgação

Em uma dessas situações, um homem foi detido no sábado (12), após ser flagrado pelas câmeras do CCO retirando peças de alumínio da estação Afrânio Costa, na Barra da Tijuca. Preso por policiais militares, ele foi conduzido para a 16ª DP (Barra), onde o caso foi registrado.

Além de coibir a criminalidade, o trabalho dos agentes também é realizado para evitar a evasão de passagens (calotes). Houve redução de 26% da evasão no comparativo entre a primeira semana de maio e a primeira semana de junho.

 “As primeiras duas semanas do Projeto BRT Seguro apresentam um balanço positivo. Além da redução da evasão (calotes), tivemos prisões de criminosos por furto, receptação e dano ao patrimônio público. Importante recuperarmos no BRT um ambiente de segurança para o cidadão e criarmos uma cultura de cumprimento das regras, para que o passageiro tenha dignidade e segurança”, avalia o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Rio: Programa BRT Seguro registra 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação - revistadoonibus
Foto:  Marcos de Paula/Prefeitura do Rio – Divulgação

O patrulhamento é realizado de forma fixa nas estações e também por meio de rondas noturnas para prevenir depredações nos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica), com foco nas estações que estão previstas para reabertura.

A atuação dos agentes vai além do combate às irregularidades. Neste período, foram registrados três auxílios ao cidadão: dois deles precisaram de atendimento médico no Terminal Alvorada. Já na Salvador Allende, uma idosa de 82 anos que não se lembrava onde morava foi conduzida em segurança até a residência dela no Recreio.

Rio: Programa BRT Seguro registra 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação - revistadoonibus
Foto:  Marcos de Paula/Prefeitura do Rio – Divulgação

Lançado no dia 2 de junho pela Prefeitura, o programa BRT Seguro é responsável por reforçar o patrulhamento nas estações com a presença de guardas municipais e policiais militares que trabalham com o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários e evitar a criminalidade, atos de vandalismo e os calotes. Até o momento, 21 estações fazem parte do programa.

Todos os profissionais integrantes do programa passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro. Um total de 892 policiais militares já participaram da capacitação e há a previsão de que 300 guardas municipais realizem o curso.

Com informações da Prefeitura do Rio

Rio: Programa BRT Seguro registra 12 prisões nas primeiras duas semanas de operação 1