Últimas:
São Luís intensifica fiscalização de equipamentos de acessibilidade dos ônibus

SÃO LUÍS – A Prefeitura de São Luís, informou na tarde desta último sábado (12), que com o objetivo de garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se deslocar com segurança e autonomia, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT, intensificou a fiscalização dos ônibus que operam dentro do perímetro urbano da capital.

São Luís intensifica fiscalização de equipamentos de acessibilidade dos ônibus - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de São Luís – Divulgação

O foco é a verificação das plataformas elevatórias dos coletivos. A ação atende a uma determinação do prefeito Eduardo Braide, que tem desenvolvido diversos projetos em prol da implementação da política municipal de direitos da pessoa com deficiência na capital. 

Esta ação vai garantir que só circulem aqueles veículos cujo elevador esteja funcionando em sua totalidade, viabilizando melhores condições de locomoção àqueles usuários do transporte urbano que necessitem deste serviço.

São Luís intensifica fiscalização de equipamentos de acessibilidade dos ônibus - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de São Luís – Divulgação

Só na sexta-feira (11) foram vistoriados mais de 20 ônibus que atendem às linhas Cohatrac São Francisco, Cohatrac III e IV, Tribuzzi Rodoviária e Circular 1 e 2. Desses, três veículos foram recolhidos por apresentarem problemas nos elevadores. 

“A SMTT tem contribuído ativamente com todas as ações de melhorias voltadas para este público prioritário. Essa ação faz parte das políticas implementadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide. Desde o início do ano, o órgão tem implementado atividades e projetos tanto na área educativa, quanto fiscalizatória, buscando garantir o direito daquelas pessoas que precisam de um olhar mais cuidadoso por parte do poder público. Para tanto, a SMTT tem trabalhado em melhorias no transporte urbano, bem como realizado atividades educativas como, por exemplo, a ação ‘Estacionamento Consciente’, que incentiva o respeito às vagas preferenciais de espaços públicos e privados”, explicou Cláudio Ribeiro. 

Segundo a Superintendência de Transportes da SMTT, os coletivos identificados com problema no elevador ou com outro defeito, são recolhidos para manutenção. A empresa terá o prazo de cinco dias para tomar as devidas providências. Após a correção, o veículo deverá passar por uma nova vistoria, no pátio da SMTT, para constatar que o ônibus esteja pronto para retornar às ruas.

São Luís: Telhado do Terminal de Integração da Praia Grande desaba e local fica isolado - revistadoonibus

Ainda como parte integrante das ações de melhorias do transporte urbano de São Luís, a SMTT também viabilizará ações educativas para os motoristas de ônibus da capital, aperfeiçoando o serviço prestado por eles. 

“É importante que todos estejam afinados e capacitados para atender aos usuários em geral. Por essa razão, a SMTT entende que é importante levar orientações sobre o transporte de pessoas com deficiência, que inclui o manuseio correto do elevador, além de relacionamento interpessoal e ética no trabalho”, enfatizou a coordenadora de Educação para o Trânsito – Coetran da SMTT, Adriane Pinheiro.

Com informações da Prefeitura de São Luís

%d blogueiros gostam disto: