
Governo Federal confirma o envio da Força Nacional para o Amazonas após onda de violência
7 de junho de 2021BRASÍLIA – Após o pedido do Governador do Amazonas Wilson Lima, o Governo Federal, confirmou o envio da Força Nacional de Segurança para o estado do Amazonas. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (7), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, após ataques criminosos com incêndios em ônibus, viaturas e ambulâncias na última madrugada.

Através de uma rede social, o ministro informou que o uso das tropas da Força Nacional foi pedido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima – PSC, e visa “ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado”.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas -SSP/AM, informou que até o fim da tarde de hoje, ao menos 31 pessoas com suspeita de envolvimento na onda de violência com se iniciou na madrugada do último domingo e seguiu até esta segunda-feira.

O número de militares que estarão sendo encaminhados para Manaus, assim como o horário que a tropa estará desembarcando na cidade, ainda não foi detalhado pelo Governo Federal.
Durante coletiva, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates, afirmou que entre os presos estão alguns dos líderes que comandavam os ataques. Nas ações, duas armas de fogo foram apreendidas, entre elas uma metralhadora.

Para manter a situação controlada, mais de 40 barreiras de fiscalização foram montadas em toda a cidade para abordagens e vistorias de veículos. “O objetivo é vistoriar os carros para verificar se não estão levando combustível ou alguma arma de fogo. Um dos objetivos e determinação do governador Wilson Lima é que essas ações da polícia cheguem ao interior do estado”, disse Bonates.
O Governo do Amazonas, informou nesta segunda-feira (7), que todas as visitas aos presídios, foram suspensas devido a onda de violência que aterrorizou a cidade noas últimas 48 horas. O presidente da Assembleia Legislativa do estado, Roberto Cidade, chegou encaminhar um ofício no último domingo (6) à presidência da República para pedir intervenção das Forças Armadas em Manaus.
Com informações do Governo do Amazonas, Band News TV, CNN Brasil e Agência Brasil
Leia mais sobre a onda de violência em Manaus
