SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19

SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19

27 de maio de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

FRANCA E RIBEIRÃO PRETO – A Prefeitura de Franca no interior do estado de São Paulo, informou que está adotando a partir desta quinta-feira (27), novas medidas de restrição contra a Covid-19, também conhecidas como o lockdown parcial até o próximo dia 10 de junho, com o fechamento do comércio, restrições do funcionários de supermercado e a suspensão do transporte público.

SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19 - revistadoonibus

A administração municipal implantou inclusive durante esse período de restrições, um toque de recolher que vigora das 20h às 5h. Além disso, durante o período de lockdown parcial, está suspenso a comercialização de qualquer tipo de bebida alcoólica e abertura de farmácias para atendimento presencial, assim como o encontro de pessoas em locais públicos para praticar de atividades esportivas. Festas em residências estão proibidas.

A Prefeitura de Franca informou que as clínicas médicas, odontológicas e veterinárias devem atender apenas casos de urgência, assim como as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, que também mantêm a aplicação de vacinas.

O que PODE funcionar somente por DELIVERY:

  • Supermercados, mercearias, mercados e demais estabelecimentos que tenham pelo menos 70% da área comercial ocupada por produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal);
  • Padarias, açougues, restaurantes e lanchonetes;
  • Comércio atacadista e varejista hortifruti;
  • Distribuidoras de gás de cozinha;
  • Comércios de insumos médico-hospitalares de higienização;
  • Postos de combustíveis, desde que as lojas de conveniência fiquem fechadas;
  • Pet shops;
  • Casas agropecuárias;
  • Farmácias e drogarias;
  • Poupatempo, que mantém o atendimento pelos canais eletrônicos.

O que NÃO PODE funcionar:

  • Comercialização de bebidas alcoólicas;
  • Encontro de pessoas em vias públicas para atividades esportivas;
  • Eventos culturais e festivos;
  • Transporte coletivo público;
  • Todas as demais atividades não elencadas no sistema de delivery.
SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19 - revistadoonibus

Ribeirão Preto também paralisa atividade durante o lockdown parcial

Assim como o município de Franca, a cidade de Ribeirão Preto incia nesta quinta-feira (27), as novas medidas de restrição, que segundo o governo municipal poderão seguir valendo até a segunda semana de junho, caso não gere um impacto no número de novos casos de Covid-19 e de internações nos próximos cinco dias.

De acordo com Sandro Scarpelini, que é secretário de saúde de Ribeirão Preto, os resultados serão avaliados na segunda-feira (31), quando será feito um novo anúncio da prefeitura. A princípio, a paralisação de parte de setores da economia e a suspensão do transporte público vigoram até as 23h59 da próxima segunda.

“Na semana que vem, nós temos um feriado prolongado. Efetivamente nós temos dois dias úteis, na terça e na quarta-feira. É uma medida que vai ser reavaliada. A princípio, até segunda-feira (31), mas com uma chance, na atual condição, de continuar isso até a semana seguinte. Acho que está na mente de todo mundo essa possibilidade. Teria que acontecer realmente essa queda significativa para a gente poder ficar só com a segunda-feira.”

SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19 - revistadoonibus

As novas regras seguem até 31 de maio e afetam o funcionamento de comércios e serviços no município. Durante o período, parques, academias, shoppings, restaurantes, bares e comércio em geral tiveram as atividades presenciais proibidas. O transporte coletivo também não deve funcionar durante os cinco dias.

Além das medidas válidas aos estabelecimentos, o toque de recolher das 21h às 5h segue vigente. As regras buscam diminuir a taxa de disseminação da doença e o número de leitos ocupados por meio da restrição do fluxo de pessoas.

SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19 - revistadoonibus

Circulação de ônibus rodoviários interestaduais seguem normal

Apesar da restrição de circulação dos ônibus municipais de Franca e de Ribeirão Preto, os ônibus rodoviários que operam linhas interestaduais, seguem circulando nas duas cidades normalmente, como informou a Band News FM São Paulo.

Com informações da EPTV, Prefeitura de Franca e Prefeitura de Ribeirão Preto

SP: Franca e Ribeirão Preto iniciam lockdown parcial para conter a Covid-19 2