SP: Ribeirão Preto inicia teste com ônibus 100% elétrico

SP: Ribeirão Preto inicia teste com ônibus 100% elétrico

14 de maio de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIBEIRÃO PRETO – A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o teste de um ônibus 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano, que será utilizado durante 90 dias em todas as regiões da cidade.  O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e moradores em solenidade no complexo de bairros do Ribeirão Verde.

SP: Ribeirão Preto inicia teste com ônibus 100% elétrico - revistadoonibus
Foto: Alexandre de Azevedo – Prefeitura de Ribeirão Preto – Divulgação

O ônibus modelo Caio Millenium, equipado com chassi BYD D9W possui autonomia de 250 quilômetros, o que permite que ele rode o dia inteiro e em seguida retorne para a base, onde é recarregado. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

Além do ar condicionado, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda destacar o silêncio interno e externo, ao garantir impacto da redução na poluição sonora. 

SP: Ribeirão Preto inicia teste com ônibus 100% elétrico - revistadoonibus
Foto: Alexandre de Azevedo – Prefeitura de Ribeirão Preto – Divulgação

O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

O coletivo possui capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé. (modelo em teste 24 passageiros sentados e 45 de pé).

Para o diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades”, explica o executivo.  

Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto

SP: Ribeirão Preto inicia teste com ônibus 100% elétrico 1