SP: Novo corredor do BRT vai ligar São Bernardo até a cidade de São Paulo

SP: Novo corredor do BRT vai ligar São Bernardo até a cidade de São Paulo

8 de maio de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO BERNARDO DO CAMPO – A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, informou que o primeiro sistema de transporte rápido por ônibus elétrico de São Paulo, o BRT ABC foi apresentado oficialmente na manhã desta sexta-feira (7) pelo Governo do Estado. O sistema vai conectar São Bernardo à Capital, via corredor exclusivo, em um intervalo de até 40 minutos, terá 18 quilômetros de extensão e percorrerá as principais vias do município, dentre elas as avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes. Ao todo, serão investidos pela iniciativa privada cerca de R$ 859 milhões na construção do sistema. A expectativa é a de que as obras do modal tenham início até julho deste ano com previsão de entrega até o fim de 2022, beneficiando cerca de 115 mil passageiros por dia.

SP: Novo corredor do BRT vai ligar São Bernardo até a cidade de São Paulo 1

O projeto do BRT foi detalhado pelo governador João Doria durante reunião realizada, nesta manhã, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual, Carla Morando, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e demais prefeitos da região. Representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU e do consórcio que executará as obras também estiverem presentes no encontro.

“Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Um modal que irá permitir a ligação de áreas importantes da região, especialmente São Bernardo e São Caetano, que não eram conectadas ao sistema metroviário. Isso significa facilidade e agilidade no tempo de acesso ao trabalho e no retorno a casa dos moradores dessas cidades”, pontuou Doria.

SP: Novo corredor do BRT vai ligar São Bernardo até a cidade de São Paulo 2

Sobre o projeto

O projeto do BRT ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros. São Bernardo contará com dez estações espalhadas pelo município. Na cidade, o modal percorrerá o entorno do Paço Municipal, além das avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes.

O sistema fará o trajeto de ponta a ponta, do Terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na Capital, em 40 minutos na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções de linhas aos usuários, tradicional e semi-expressa.

No BRT ABC, moradores de São Bernardo poderão fazer integração com a Linha 2 – Verde do Metrô, permitindo uma nova opção de ligação com a Capital. Além disso, o sistema se conectará a CPTM, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.

Com informações da Prefeitura de São Bernardo do Campo

SP: Novo corredor do BRT vai ligar São Bernardo até a cidade de São Paulo 3