SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral

SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral

2 de maio de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba, informou através da Urbes – Trânsito e Transporte, que os novos veículos começaram a rodar neste sábado (1º). São modelos também equipados com ar-condicionado, sistema de internet sem fio e acessos USB para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos.

SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral 1
Foto: Prefeitura de Sorocaba – Divulgação

Os ônibus urbanos com tecnologia antiviral vêm a somar com os outros quatro do tipo que, no dia 26 de janeiro deste ano, Sorocaba teve em operação na cidade, em fase de testes e de forma inédita em toda a região. Eles continuam operando nas linhas que atendem aos bairros Carandá, Júlio de Mesquita Filho, Éden e Parque São Bento.

Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos são revestidos com o tecido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto.

A ação, mais uma vez, é uma parceria da Urbes com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas e não gera custos à municipalidade. “É uma parceria que está dando certo e a intenção é equipar mais ônibus da frota com essa tecnologia inovadora. Trata-se de uma proteção adicional à saúde e segurança dos passageiros e motoristas, além do fato de todos os ônibus, diariamente, passarem por uma completa descontaminação quando saem das garagens e ainda por higienização entre os trajetos”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral 2

Os sete novos ônibus, que têm chassi Mercedes e carroceria Caio Apache Vip, foram colocados em operação pela empresa City Transporte Urbano Intermodal, que opera o chamado lote 2 do transporte coletivo, em cumprimento às obrigações contratuais de ampliação e renovação da frota. Esses novos veículos serão utilizados em linhas das regiões Oeste e Leste da cidade, como Novo Mundo, Jardim Tatiana, Vila Jardini, Aparecidinha e Policlínica.

“Estamos trabalhando, agora, com duas empresas em Sorocaba, a Consor e a City. O projeto está chamando muita atenção, de forma positiva, e Sorocaba continua na frente nessa iniciativa”, aponta Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido. Ele faz questão de ressaltar a resistência física do produto e a eficiência antibacteriana e antiviral do revestimento, certificado por agências técnicas, incluindo a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, da Universidade de São Paulo – USP.

SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral 3

Apesar da adoção de medidas adicionais para evitar o contágio da Covid-19 no transporte público, a Urbes orienta que os hábitos de higiene pessoal, como o uso de máscara e álcool em gel, continuam sendo fundamentais no dia a dia para todo munícipe.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba

SP: Sorocaba anuncia a operação de mais sete ônibus com proteção antiviral 4