Belo Horizonte: Prefeitura cria ranking de desempenho para avaliar os ônibus municipais

Belo Horizonte: Prefeitura cria ranking de desempenho para avaliar os ônibus municipais

26 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELO HORIZONTE – A Prefeitura de Belo Horizonte, informou que a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRans, que é responsável pelo planejamento da mobilidade urbana, passou definir os índices para monitorar o desempenho dos ônibus municipais. A Divulgação da nova estratégia do governo municipal de tentar melhorar o transporte de passageiros, foi publicada neste último sábado (24), no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com a BHTrans, a medida visa melhorar o atendimento aos passageiros em toda a cidade, quando será criado um ranking com critérios definidos pelo governo municipal como conforto, pontualidade e a segurança dos veículos ao longo de cada viagem. A Prefeitura de Belo Horizonte, informou que a avaliação não será feita pelos passageiros, e sim pelos motoristas dos ônibus e pelo sistema eletrônico que acompanha as viagens dos coletivos.

Para Sérgio Carvalho, que é o superintendente de transportes públicos da BHTrans, , a fiscalização em campo e o monitoramento por câmeras no Centro Integrado de Operações – COP/BH também irão alimentar o sistema e definir, “matematicamente”, notas às linhas.

O superintendente ainda disse que a capacidade do serviço público já era acompanhada pela BHTrans. No entanto, a definição do índice de desempenho operacional – IDO “trará ainda mais eficiência a esse monitoramento”.

“Cada índice desse avalia um atributo de viagem que é ofertada aos usuários, por exemplo, índice que verifica se viagens programadas foram realizadas, se essas viagens tiveram atrasos, etc. Em caso de descumprimento, temos a possibilidade de fazermos autuações às concessionárias”, disse Carvalho.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte e TV Globo