SP: São José dos Campos terá aumento na frota de ônibus e mais viagens, após licitação

SP: São José dos Campos terá aumento na frota de ônibus e mais viagens, após licitação

15 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – A Prefeitura de São José dos Campos, informou que publicou na última semana o edital de licitação da concorrência pública internacional para a operação do novo modelo de transporte público do município, prevista para ser iniciada no fim deste ano.

O edital segue sendo disponível para consulta no site da Prefeitura e estabelece melhorias como aumento de frota, quantidade de viagens e transporte sob demanda.

O aumento de frequência, inclusive, só foi possível com a alteração do perfil da frota e os conceitos aplicados para a operação. Atualmente, a maior parte da frota de 389 veículos é do tipo convencional, e para a futura operação, serão 557 veículos distribuídos em cinco modelos: vans, micro-ônibus, padron e super articulado, além dos VLP’s (Veículo Leve sobre Pneus).

A quantidade de linhas também irá aumentar das atuais 101 para 112, o que irá permitir um aumento na oferta das atuais 6.798 viagens para 9.892, um acréscimo de 43%. Esse aumento de frota e diversificação nos tipos de veículo garantem um atendimento mais personalizado e permitem a otimização do sistema.

Com essas mudanças, quase metade dos usuários do transporte público (40%) irá esperar no máximo 20 minutos para embarcar em uma linha. Atualmente, 20% dos usuários embarcam em até 20 minutos.

O aumento na oferta vai ao encontro do que deseja a moradora do Jardim Paraíso do Sol, região sul, Carla Vanessa Carneiro de Carvalho, de 33 anos. “Espero que tenham mais horários e que tenha limite de passageiros sem lotação, que ao atingir um número específico de passageiros não seja possível pegar mais pessoas e que sejam mais arejados”, disse.

“Que todos que utilizam o transporte público se sintam seguros e satisfeitos”, afirma outra usuária do transporte público, a moradora do Jardim das Flores, região leste, Rute Aguiar Pinto, de 67 anos.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos