São Paulo: Número de passageiros de ônibus diário cresceu 300 mil, aponta pesquisa

São Paulo: Número de passageiros de ônibus diário cresceu 300 mil, aponta pesquisa

15 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – Dados da pesquisa do Monitor de Ônibus SP, do Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, mostram que o número de passageiros transportados pelos ônibus municipais de São Paulo, cresceu em 300 mil entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, porém, a frota de coletivos segue sendo a mesma, ou seja, cerca de 12 mil por dia, como aponta o estudo.

Ainda de acordo com o Monitor de Ônibus SP, desde o mês de maio do ano passado, quando se iniciou o distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19, que vem desde então, afetando o transporte, serviços e o comércio na maior capital do Brasil, é crescente o número de passageiros que estão utilizando os ônibus municipais para se locomover pela cidade.

Em fevereiro de 2020, antes da pandemia, 8,4 milhões de passageiros eram transportados diariamente. Entre janeiro deste ano, a média foi de 5 milhões de passageiros. No último mês de fevereiro, o número diário subiu para 5,3 milhões.

Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo, informa através da SPTrans, que em janeiro deste ano, a média de pessoas transportadas nos ônibus municipais por dia útil foi de 1,88 milhão, passando para 1,98 milhão em fevereiro. Em março, o número caiu para 1,69 milhão. Segundo a empresa, a frota atual é de 11.308 veículos. 

A partir de maio de 2020, a SPTrans informou que passou a publicar diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

Com informações da CNNBrasil, Monitor de Ônibus SP e Prefeitura de São Paulo