SP: Sorocaba mudará nas linhas de ônibus com o lançamento do Corredor Ipanema do BRT

SP: Sorocaba mudará nas linhas de ônibus com o lançamento do Corredor Ipanema do BRT

8 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba, informou através da Urbes – Trânsito e Transporte, em parceria com a empresa Consor, finaliza os últimos detalhes para o lançamento, em breve, do novo Corredor Ipanema, na Zona Norte da cidade, parte integrante do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba.

SP: Sorocaba mudará nas linhas de ônibus com o lançamento do Corredor Ipanema do BRT 1

Para que haja ampla divulgação e a população tenha um período de adaptação, já estão definidas as mudanças e melhorias que ocorrerão no transporte público, a partir da inauguração dessa nova fase. Trata-se do segundo corredor exclusivo BRT, de um total de três (Itavuvu, Ipanema e Oeste) previstos no projeto total.

O Corredor BRT Ipanema será composto por duas vias, com 6,2 km de pavimento rígido e 10 estações bidirecionais de embarque e desembarque. As estações foram construídas no canteiro central e as estruturas seguem o mesmo modelo já implantado no Corredor BRT Itavuvu. O Terminal São Bento (TSB), que também faz parte desse eixo Norte, está com as obras praticamente concluídas.

O diretor presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Siqueira Franchim, comenta sobre esse avanço no BRT. “Estamos divulgando essas mudanças desde já, antes do lançamento do novo Corredor Ipanema, para que haja ampla divulgação e o período de adaptação da população aconteça da melhor forma. Depois da implantação desse novo corredor, temos a certeza de que as viagens se tornarão mais rápidas e que o usuário do sistema ganhará em conforto e qualidade, como um todo”.

A Consor – Concessionária BRT Sorocaba, que opera o sistema, informa que os testes nas linhas já tiveram início, sem passageiros, para a checagem de funcionamento da frota e de todas as estações. “Em um segundo momento, será iniciada a operação assistida. Trata-se de uma fase de adaptação e de ajustes necessários para o início de uma nova operação”, ressalta Manoel Ferreira, diretor de Operações da concessionária.

SP: Sorocaba mudará nas linhas de ônibus com o lançamento do Corredor Ipanema do BRT 2

Alterações e criação de novas linhas

Cinco novas linhas serão operadas no Corredor BRT Ipanema. A atual 62 – São Bento dará lugar à E160 – São Bento, deixando de atender à Avenida Dr. Gualberto Moreira. Seguirá pela Av. Vinicius de Moraes, até o Terminal São Bento (TSB) e entrará no Corredor Ipanema, até o Terminal Santo Antônio (TSA). Já, a 70 – Novo Horizonte vira E170 – Nova Sorocaba, com trajeto até a estação Nova Sorocaba e, depois, retornando para o bairro.

As linhas 81 – Carandá e 81/1 Altos do Ipanema não terão alterações nos seus itinerários, mas receberão, respectivamente, as denominações E180 – Carandá e E181 – Altos do Ipanema, seguindo pelo Corredor Ipanema até o TSA. Haverá, ainda, a criação da linha T150 – TSA/TSB, ligando os Terminais São Bento e Santo Antônio.

Seis linhas operadas pela empresa Consor (A26 – Bom jesus, A59 – Maria Eugênia, A62/1 São Bento 2, A69 – Caguaçú e A76 – São Guilherme) deixarão de seguir para o TSA, sendo direcionadas ao TSB. Também terá o seu ponto final no TSB a linha 307 – Interbairros VII, deixando de parar na Alameda Iguape.

O Jardim Santa Marta deixará de ser atendido pela linha 69 – Caguaçú e passará a ser atendido pela nova linha A62 – Santa Marta (do bairro até o TSB). Outras duas linhas da Consor (A21 – Lopes de Oliveira e a nova A70 – Botucatu/Novo Horizonte) terão como destino final a estação de integração Eco Ipanema.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba

SP: Sorocaba mudará nas linhas de ônibus com o lançamento do Corredor Ipanema do BRT 3