RS: Sapucaia do Sul conta com novas linhas de ônibus e mais horários

RS: Sapucaia do Sul conta com novas linhas de ônibus e mais horários

5 de abril de 2021 0 Por Redação Revista do Ônibus

SAPUCAIA DO SUL – A Prefeitura de Sapucaia do Sul, informa que assinou um novo contrato emergencial do transporte público coletivo no município com a empresa Expresso Charqueadas por mais seis meses, trazendo diversas inovações na operação, viabilizando um serviço de melhor qualidade aos usuários e facilitando o dia a dia do cidadão, com mais segurança, economia e conforto. As tarifas não sofrerão reajuste, continuando com o valor de R$ 4,70.

O governo municipal disse que a partir desta segunda-feira (5), a cidade contará com novas linhas e horários, que darão mais mobilidade e agilidade nas viagens. Além disso, novos terminais facilitarão o acesso do usuário. A adoção da integração temporal possibilitará que usuários usem duas linhas pagando apenas uma passagem.

Ainda de acordo com a administração municipal, com o novo sistema de transporte público, as atuais 14 linhas ofertadas passarão para 19, representando um aumento de 36% na oferta. A grande novidade desse sistema é que a cidade será dividida em lado leste e lado oeste, ou seja, os ônibus circularão em cada lado do trensurb.
Com esse aumento de linhas e sistema leste/oeste, as viagens deverão ficar mais curtas.

“Os usuários que pegavam a linha Carioca – Novo Horizonte, por exemplo, iam até o Centro e no restante da linha era outro público, isso será corrigido. Uma pessoa que ia do Centro para o morro ficava quase 1 hora dentro do ônibus. Agora a previsão é chegar ao seu destino na metade do tempo”, afirma o Diretor de Trânsito, Samuel Silva.

Os ônibus poderão ser acompanhados através do sistema de geolocalização do motorista. “Você pode acompanhar exatamente onde o ônibus se encontra, como nos aplicativos de transporte privado, em tempo real, não precisando ficar muito tempo na parada esperando”, ressalta Samuel Silva.

O novo sistema de transporte público de Sapucaia do Sul adotará um sistema inteligente de transporte, agregando alterações de rotas e linhas com novidades tecnológicas. Será adotada bilhetagem eletrônica, que será pioneira no país, além do acompanhamento dos ônibus através do sistema de geolocalização do motorista. Os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo estarão disponíveis, em tempo real, no aplicativo.

A Prefeitura informou ainda que outra novidade aos usuários é a integração entre as linhas e a gratuidade por tempo determinado. O cidadão que usar uma linha terá o benefício de uma hora de gratuidade se utilizar o transporte coletivo através dos cartões da bilhetagem eletrônica ou do APP (via cartão ou smarphone), para usar uma segunda linha. “Quem vem do Carioca pode descer no centro e pegar um ônibus que vai para a Colina Verde sem gastar outra passagem”, destaca o Fiscal de transporte da Secretaria, Neudir Cardoso da Silva.
O benefício da gratuidade nas linhas integradas entre si estão descritas no ESQUEMA DE INTEGRAÇÃO TEMPORAL, com acesso pelo link: http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/…/DIVULGA%C3%87%C3…
A novidade chega para facilitar a vida de quem precisa se deslocar nas regiões leste/oeste, agilizando a viagem e reduzindo custos para o cidadão.

Com informações da Prefeitura de Sapucaia do Sul