SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet

SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet

2 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba, informou que a frota do transporte público coletivo municipal passa a contar, já nesta sexta-feira (2), com 60 ônibus zero quilômetros, equipados com ar-condicionado, sistema de internet sem fio e acessos USB para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos. Três deles são chamados de super-articulados, pois têm 23 metros de cumprimento, com maior capacidade de transporte de passageiros.

SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet 1

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, informa que a entrada em funcionamento desses novos veículos é decorrente da contratação da empresa City Transporte Urbano Intermodal, que substitui a Sorocaba Transportes Urbanos – STU na operacionalização do chamado lote 2 do transporte coletivo.

O lote 2 abrange 59 linhas nas regiões Oeste, Leste e Sul da cidade. A nova empresa inicia as atividades em todas essas linhas, já com o nome estampado nos veículos. A City vai rodar com 153 veículos no total, mesmo número da frota da empresa anterior. Além desses 60 ônibus de modelo mais tecnológico, outros 43 também serão zero quilômetro, modelos mais modernos que os atuais em operação, e outros 50 foram adquiridos da STU.

Outro detalhe é que os carros novos são equipados com Motor Euro 5, que garante reduzido impacto ambiental. A City fará a substituição da frota de forma gradativa e assumiu ainda a contratação dos funcionários da STU, respeitando todos os direitos trabalhistas. A nova empresa foi selecionada para prestar o serviço de forma emergencial, por prazo de até 180 dias, após pesquisa de mercado e cotação de preços, realizadas pela Urbes.

SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet 2
Foto: Prefeitura de Sorocaba – Divulgação

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a empresa City foi a única empresa que cumpriu todas as exigências de habilitação e menor preço. O valor estimado do contrato é R$ 58 milhões e foi assinado no ultimo dia 12 de março. O equilíbrio econômico-financeiro do contrato foi exigência legal na contratação.

“Essa contratação traz uma série de melhorias, atendendo às necessidades da população e do Poder Público, em melhorar continuamente a prestação dos serviços. O objetivo é oferecer aos usuários um nível de serviço superior ao que foi entregue até agora e com menor custo”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet 3
Foto: Prefeitura de Sorocaba – Divulgação

A Urbes prevê que o novo edital, para contratação da empresa que prestará o serviço em definitivo no lote 2 do transporte público, será lançado ainda neste mês de abril. O atual processo está suspenso para atualização das cotações e dos índices, que estão defasados.

“Neste caso, vamos exigir também um modelo de negócio com carros mais modernos e tecnológicos, prezando sempre pela qualidade do serviço e a economicidade ao Poder Público”, adianta o diretor presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba

SP: City inicia operação em Sorocaba nesta sexta-feira com ônibus equipados com acesso a internet 4