
Curitiba: ACP propõe patrocinar projeto para controle de passageiros nos ônibus
1 de abril de 2021 Off Por Redação Revista do ÔnibusCURITIBA – Nesta última quarta-feira (31), a Associação Comercial do Paraná comunicou a boa nova à Urbs e à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec oferecendo um projeto piloto de controle de pessoas dentro dos ônibus como medida de apoio às políticas de combate à epidemia de covid-19.

A entidade solicita a disponibilização de quatro ônibus de linhas com volume expressivo de passageiros para testagem do sistema, sendo dois veículos para Curitiba e dois para a região metropolitana. A empresa que faz a medição já atua em outras cidades. A ACP custeará o projeto piloto.
O sistema é eletrônico e com inteligência artificial que consegue calcular o número de pessoas dentro do veículo. Diante da escassez de capital humano para averiguar cada ônibus em seus trajetos, o sistema irá acender uma luz vermelha no interior dos veículos demonstrando que atingiu a capacidade legalmente autorizada naquele momento. Essa é uma forma de educar a população quanto ao limite de pessoas, ajudar o sistema público a não transportar um número excessivo de pessoas e por outro lado será um termômetro para a autoridade pública quanto a eficiência de suas medidas restritivas.
O sistema, desenvolvido pela startup Milênio Bus, de São Paulo, analisa em tempo real o fluxo de pessoas através do sinal de wi-fi e bluetooth de smartphones.

PR: Justiça reconhece obrigação da Comec em autuar empresas em casos de superlotação nos ônibus
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec deverá autuar as concessionárias do transporte coletivo que atuam nesses municípios todas as vezes em que se constatar superlotação e não cumprimento do Decreto Estadual 4.951/2020 (ou outro que o substitua), que estabeleceu regras para a circulação de ônibus, incluindo a lotação máxima. A decisão é da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba e atende pedido do Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo – Gaema, em recurso (embargos de declaração) ajuizado no âmbito de ação civil pública que já havia assegurado medidas pleiteadas pelo MPPR para evitar a propagação do coronavírus nos veículos do transporte coletivo da região metropolitana.
Com informações da Associação Comercial do Paraná – ACP

Compartilhe usando:
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)