RJ: Depois de aglomerações em terminais e ônibus, empresas de Petrópolis anunciam mais horários nesta terça-feira

RJ: Depois de aglomerações em terminais e ônibus, empresas de Petrópolis anunciam mais horários nesta terça-feira

30 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

PETRÓPOLIS – Os moradores de Petrópolis que precisaram utilizar os ônibus municipais nesta última segunda-feira (29), viveram momentos de medo ao notar que alguns ônibus e terminais da cidade estavam com aglomerações de passageiros no início da manhã. O primeiro dia em que o governo municipal determinou restrições ainda mais rígidas na cidade, foi marcado por protesto e muita reclamações dos clientes do transporte de Petrópolis.

Foto: Reprodução de Grupos de Whatsapp

A redução de frota dos ônibus municipais, autorizada pela Prefeitura, que publicou nesta última segunda-feira (29), o novo decreto informando sobre as restrições inclusive no transporte coletivo de passageiros, quando obrigou as empresas de ônibus a adotarem os horários de sábado durante a semana, deixou muitos moradores revoltados com a má gestão municipal, já que a medida acabou gerando mais aglomerações, colocando todos em risco alto de contágio da Covid-19.

A circulação de ônibus municipais de Petrópolis com aglomerações de passageiros é alvo de denúncias de moradores há vários meses. A situação também é alvo do Ministério Público do Rio de Janeiro, que já questionou a administração municipal sobre os riscos de transmissão da Covid-19 no transporte coletivo.

Na semana passada, a Prefeitura de Petrópolis informou que chegou entrar na Justiça para que as empresas de ônibus que operam as linhas municipais, pudessem disponibilizar 100% da frota.

A repercussão na imprensa local e também nas principais redes sociais e em grupos de mensagens por aplicativos, fez o cenário mudar já na manhã desta terça-feira (30), quando as empresas de ônibus que operam as linhas municipais em Petrópolis, anunciaram que a partir de hoje, estarão utilizando os horários de dia de semana, aumentando com isso a oferta de mais ônibus em circulação, afim de que as cenas de aglomerações de passageiros não voltem se repetir na cidade imperial.

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis – Setranspetro, informou que não “não imaginava” a demanda apresentada na manhã desta terça, uma vez que o decreto restringia o funcionamento das atividades não essenciais. A entidade afirmou ainda que defende todas as medidas de isolamento e distanciamento e não imaginava que hoje (30) pudesse ter a demanda apresentada, diante da queda que vem acontecendo desde sexta-feira (26). Diante disso, todas as operadoras vão passar a operar com horários de dias úteis nos momentos de pico para as linhas troncais e de grande movimentação de pessoas.

Com informações da Prefeitura de Petrópolis e Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis – Setranspetro