Mercedes-Benz paralisa produção no Brasil devido a pandemia da Covid-19. Outros fabricantes também param, entenda.

Mercedes-Benz paralisa produção no Brasil devido a pandemia da Covid-19. Outros fabricantes também param, entenda.

23 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – Depois de Scania, Volvo e Volkswagen, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou que está paralisando suas atividades no Brasil, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. A paralisação das atividades na Mercedes-Benz, atinge as unidades de Juiz de Fora em Minas Gerais, e São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, já a partir do da próxima sexta-feira (26), com retorno as atividades previsto para ocorrer no dia 5 de abirl.

Mercedes-Benz paralisa produção no Brasil devido a pandemia da Covid-19. Outros fabricantes também param, entenda. 1
Foto: Divulgação

De acordo com a fabricante de caminhões e chassis para ônibus, a decisão em paralisar as atividades momentaneamente, surgiu através de um alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos, e de acordo com a montadora o objetivo é “contribuir com a redução de circulação de pessoas neste momento crítico no país, administrar a dificuldade de abastecimento de peças e componentes na cadeia de suprimentos, além de atender a antecipação de feriados por parte das autoridades municipais”.

Caso as medidas restritivas permaneçam após 5 de abril, serão concedidas férias coletivas para grupos alternados de funcionários, de acordo com o planejamento das fábricas. “Assim, teremos um grupo de produção menor mantendo os protocolos de distanciamento, mas continuaremos a atender os nossos clientes com nossos produtos e serviços”.

A Mercedes-Benz, informou ainda que sua rede de oficina e rede de concessionárias, seguirá funcionando com todas as medidas de prevenção sanitária, com exceção daquelas localizadas em estados ou cidades em que há orientação do poder público de interrupção das atividades. Funcionários administrativos continuam trabalhando em regime de home office. Ao todo, a companhia emprega cerca de 10 mil profissionais no Brasil.

“Há mais de um ano, desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, a Mercedes-Benz e toda sua Rede de Concessionários tem se adaptado para atender a todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O nosso objetivo tem sido garantir um ambiente seguro aos nossos colaboradores, familiares e clientes sem deixar de atender à população por meio de nossos produtos e serviços”, afirma a empresa, através de nota oficial.

Mercedes-Benz paralisa produção no Brasil devido a pandemia da Covid-19. Outros fabricantes também param, entenda. 2

Outros fabricantes também paralisam atividades

A Volvo do Brasil, que fabrica caminhões e chassi para ônibus, informou nesta tarça-feira (23), que vai reduzir em 70% das atividades na fábrica de Curitiba. Segundo a empresa sueca, anova medida deve atingir cerca de dois mil funcionários na área de produção de caminhões, chassi para ônibus e peças em geral.

Em Curitiba, a Volvo possui cerca de 3,7 funcionários, porém quase 1,5 desses, que são do setor administrativo seguem trabalhando em regime de home office.

A Scania do Brasil que também fabrica caminhões e chassis para ônibus, informou que está suspendendo totalmente suas atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já a partir desta próxima quinta-feira (25), também retornando as atividades no próximo dia 5 de abril.

Já a Volkswagen, informou que paralisou a produção das fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, no estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná. A suspensão começa na próxima quarta-feira (24). Por enquanto, a expectativa da montadora é retomar as atividades no dia 5 de abril, 12 dias depois. Apenas atividades essenciais continuam nas fábricas. Funcionários dos setores administrativos vão trabalhar de casa.

Com informações das Montadoras

Mercedes-Benz paralisa produção no Brasil devido a pandemia da Covid-19. Outros fabricantes também param, entenda. 3