SP: Piracicaba informa que algumas linhas de ônibus ganharam mais horários para evitar aglomerações

SP: Piracicaba informa que algumas linhas de ônibus ganharam mais horários para evitar aglomerações

20 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

PIRACICABA – A Prefeitura de Piracicaba, informou que para evitar aglomerações no transporte público, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes- Semuttran, não reduziu a frota de ônibus durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. Algumas linhas ainda contaram com ampliação de oferta de viagens no período da manhã.

A decisão de manter a frota foi tomada mesmo com a redução de 23% de usuários. No começo de março, a média diária por dia útil de passageiros estava em 52 mil. Hoje está em 40 mil.

As linhas que tiveram aumento na oferta de viagens no período da manhã, conforme a necessidade nesta semana, foram 210-Unileste, 444-Sônia/Centro e 240-Cecap/TCI via TPI. A Semuttran determinou também que fosse colocada a equipe técnica do Departamento de Transportes Públicos de Pasta em estado de atenção durante a Fase Emergencial para eventual readequação e maior oferta de viagens onde fosse constatada a necessidade.

De acordo com a Semuttran, com a manutenção da quantidade de ônibus circulando, houve maior espaçamento interno para a acomodação dos passageiros nos ônibus, o que contribui para a prevenção da transmissão do coronavírus. Em todos os seis terminais urbanos, o usuário encontra ainda próximo aos sanitários álcool em gel, papel higiênico e sabonete líquido para devida higienização.

O sistema de transporte público de Piracicaba conta hoje com 147 ônibus distribuídos em 70 linhas. Esta frota, na média mensal, percorre 874 mil quilômetros onde são produzidas 83.400 viagens, sendo transportados 1.150.000 usuários.

A secretaria informa também que o Cartão do Idoso não está com restrição de horário. Porém, devido à pandemia, é aconselhado que a pessoa idosa use o transporte público em horários com menor número de pessoas nos veículos, o que normalmente ocorre fora dos horários de pico (segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 15h às 19h).

Os usuários podem enviar sugestões sobre o transporte coletivo por meio do SIC-156 e pelo site da Semuttran (Link: http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/).

Com informações da Prefeitura de Piracicaba