Vídeo: Em menos de uma hora BRT Rio apresenta duas ocorrências sérias na Zona Oeste

Vídeo: Em menos de uma hora BRT Rio apresenta duas ocorrências sérias na Zona Oeste

19 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A volta para casa na noite desta sexta-feira (19), foi intensa e para muitos clientes do Consórcio BRT Rio, frustrante, após um ônibus articular ter um dos pneus estourados por conta de uma manobra, um tanto quanto arriscada de um motorista do ônibus E686860 que não teve a sua identidade revelada.

Foto: Reprodução de Redes Sociais
Foto: Reprodução de Redes Sociais

De acordo um dos passageiros e clientes do Consórcio BRT RIO, o motorista acabou fazendo uma manobra nas proximidades da estação Cesarão, no sentido Santa Cruz, colidindo com a lateral do ônibus, quando neste momento, segundo o passageiros o pneu estourou.

Os clientes que tentavam retornar para casa, após um dia intenso de trabalho, mostraram em redes sociais e também em grupos de mensagens por aplicativo, a situação do descaso na prestação do serviço do Consórcio BRT Rio. Os passageiros seguiam aguardando na pista, que outro ônibus, pudessem ser disponibilizado.

Ainda na noite desta sexta-feira, um flagrante de um ônibus da Auto Viação Jabour, prefixo D86780, que fazia a linha 2803, acabou invadindo a pista exclusiva do BRT RIO, nas proximidades da Estação Mato Alto, onde por pouco não causou um acidente.

A empresa é a mesma que foi mostrada com funcionários embarcando nos ônibus, sem a utilização de máscara.

Prefeitura do Rio se manifesta

A Prefeitura do Rio, informou através da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR, que o governo municipal irá fazer uma intervenção de forma temporária na operação e gestão do BRT.  A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), em parceria com diversos órgãos municipais, vem trabalhando no planejamento da operação para melhor atendimento à população.   

Ainda segundo a administração municipal, o principal objetivo é  requalificar o sistema BRT e assegurar a continuidade da prestação do serviço. Logo nos primeiros dias da intervenção, está previsto um levantamento técnico da condição atual da frota fora de circulação e uma avaliação dos serviços necessários para a manutenção dos ônibus, visando o retorno do maior número possível de articulados. 

Outras ações programadas são a reabertura de estações fechadas, melhorias de infraestrutura, reforço da segurança nas estações e o combate ao calote.  Será realizada ainda uma avaliação periódica das estações para o planejamento e execução de ações conjuntas com outras secretarias.

Os trabalhos serão coordenados pela SMTR. Cabe ressaltar que a equipe de intervenção trabalhará com estrutura e pessoal já existentes, para otimizar a produtividade. Os órgãos municipais envolvidos são as secretarias de Ordem Pública, Conservação, Infraestrutura e as subprefeituras da Zona Oeste, Zona Norte, Jacarepaguá e Barra da Tijuca, além da Cet-Rio, Rioluz, Comlurb e Centro de Operações Rio.

O Consórcio BRT RIO, assim como o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – Rio Ônibus, ainda não se manifestaram sobre as duas ocorrências desta noite, até a publicação desta reportagem, podendo fazer há qualquer momento.

Com informações da Band News FM Rio e Redes Sociais

Confira mais notícias sobre os problemas no BRT RIO