SP: Santuário de Aparecida suspende presença de fiéis nas missas na fase emergencial a partir de segunda-feira

SP: Santuário de Aparecida suspende presença de fiéis nas missas na fase emergencial a partir de segunda-feira

12 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

APARECIDA – A partir da próxima segunda-feira (15), quando se inicia as regras mais rígidas da fase emergencial do Plano São Paulo, o Santuário de Aparecida, estará suspendendo a presença dos fiéis nas missas da Basílica na cidade. Fica proibido ainda a entrada de ônibus no estacionamento do santuário, podendo a entrada de ônibus rodoviários apenas que operam linhas intermunicipais e interestaduais na rodoviária de Aparecida.

Foto de quando não havia pandemia no Brasil – Divulgação

Ainda neste fim de semana, será permitido a presença do público nas missas que são realizadas no Santuário Nacional de Aparecida, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança, com distanciamento social. A Basílica de Aparecida possui a capacidade para receber até 35 mil pessoas, porém, neste fim de semana, apenas cerca de mil fiéis, poderão estar presente no local.

Em março e em julho de 2020, o Santuário Nacional de Aparecida que recebe em média 12 milhões de pessoas ao ano, teve que vetar a presença de pessoas, por conta da pandemia da Covid-19.

Acredita-se que a Prefeitura de Aparecida divulgue ainda neste fim de semana, novas regras de circulação na cidade. De acordo com fontes, no governo municipal, a rede hoteleira, não está autorizada a receber hóspedes, por conta da pandemia da Covid-19.

Foto: Rogério P D Luz – Divulgação

Com as restrições a partir da próxima semana, os fiéis poderão acompanhar as celebrações pela internet ou televisão.

Os romeiros que estão pensando visitar a cidade de Aparecida nos próximos dias, precisam alterar os planos, já que os pontos turísticos, teleférico e museu do Santuário seguem fechados enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo. Apesar disso, o templo ficará aberto e seguirá recebendo visitantes com protocolos sanitários.

A visita à imagem de Nossa Senhora também será permitida, mas com distanciamento e limitação de fiéis.

A Capela das Velas e a Sala das Promessas, além de uma loja para venda de velas e imagens também seguem funcionando, mas com limite de pessoas.

Rodoviária de Aparecida segue funcionando

As empresas de ônibus que operam linhas intermunicipais e interestaduais, seguem com funcionamento, já que o transporte é um serviço essencial.

As linhas ligando Aparecida até a cidade de São Paulo, seguem com menos horários, que são operados pela Viação Cometa e Pássaro Marron. O trecho Aparecida x Rio de Janeiro, que é operado pela Viação Sampaio, empresa que pertence ao Grupo Guanabara, possui três horários disponíveis a partir desta próxima segunda-feira (15).

A Viação Cometa informou, através de nota, que opera de acordo com as regulações municipais e estaduais e, por isso, reduziu temporariamente a circulação de ônibus na cidade de Aparecida. A empresa reforça ainda que está seguindo medidas de prevenção desde o início da pandemia para garantir a segurança dos habitantes da região que precisam viajar.

Com informações do Santuário Nacional de Aparecida e Governo do Estado de São Paulo