SP: Limeira disponibiliza apenas 30% da frota durante a fase vermelha

SP: Limeira disponibiliza apenas 30% da frota durante a fase vermelha

5 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

LIMEIRA – Conforme anunciado nesta última quarta-feira (3) pelo Governo do Estado de São Paulo, a partir da 0h do sábado (6), todos os municípios paulistas, inclusive Limeira, entram na fase vermelha de restrições do Plano São Paulo. Em resumo, isso significa que somente as atividades essenciais podem funcionar. Até as 23h59 desta sexta-feira (5), segue válida a fase laranja, implantada no município desde terça-feira (2). 

O decreto que foi publicado na edição desta sexta-feira (5), do Jornal Oficial do Município, recepciona a extensão da quarentena até 9 de abril, bem como o retrocesso à fase vermelha, entre 6 e 19 de março. Contudo, o documento também implanta outras medidas no âmbito municipal, enquanto perdurar a fase vermelha, levando-se em consideração o avanço da pandemia do coronavírus em Limeira.

A primeira delas é o afastamento ou a permanência em regime de teletrabalho dos servidores que tem mais de 60 anos, gestantes, confirmação para Covid-19, portadores de doenças crônicas ou graves, servidoras que são mães cujos filhos estiverem desprovidos dos serviços de ensino infantil (creche, 1ª e 2ª etapa). A exceção é para servidores das secretarias de Saúde, de Segurança Pública e Defesa Civil e de Mobilidade Urbana, além da Medicina do Trabalho. 

Outra medida é a suspensão de consultas eletivas de atendimento odontológico. As consultas já agendadas seguem válidas. No entanto, enquanto perdurar a vigência do decreto, os atendimentos odontológicos serão direcionados apenas aos casos emergenciais. Além disso, viagens a serviço dos servidores públicos ficam restritas somente para casos estritamente necessários.  

Enquanto a fase vermelha estiver decretada no município, o sistema de transporte público funcionará com até 30% da frota utilizada usualmente. A empresa responsável pelo transporte coletivo deverá divulgar os novos horários das linhas no site da Sou Limeira (www.soulimeira.com.br). Além disso, idosos com mais de 60 anos só terão direito a duas passagens gratuitas por dia. 

O que pode e o que não pode nesse período

Está suspenso o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais, shoppings, serviços, restaurantes, bares, salões de beleza, barbearias, academias e centros de ginástica. Eventos e atividades culturais também não podem acontecer. Delivery e drive-thru podem funcionar normalmente apenas no caso de serviços de alimentação ou essenciais que utilizam esse sistema, inclusive no período de restrição de circulação, das 20h às 5h. 

Todas as atividades devem seguir os protocolos gerais sanitários. Outras atividades que gerem aglomeração seguem proibidas. Além dessas medidas, continua a obrigatoriedade do uso de máscara facial e o distanciamento social entre pessoas. 

Com informações da Prefeitura de Limeira