SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a  retomada gradual de serviços

SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a retomada gradual de serviços

3 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

ARARAQUARA – A Prefeitura de Araraquara, informou que o transporte coletivo municipal, foi retornado nesta quarta-feira (3) com a nova fase do plano de retomada de economia da cidade, retirando o comércio local do confinamento rigoroso devido aos alto índice de contágio da Covid-19. A circulação dos ônibus estava suspensa desde 21 de fevereiro quando foi decretado o ‘lockdown’.

SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a retomada gradual de serviços 1

A administração municipal, informou que nesta quarta-feira (3), outro 115 casos de Covid-19, foram confirmados na cidade. O município já registra  14.969 infectados pela doença com 217 mortes.

A Prefeitura de Araraquara afirmou que a cidade entra em uma nova fase do plano de retomada da economia, estipulado pela prefeitura para sair do confinamento rigoroso .

Os ônibus começaram a funcionar às 5h. O ‘corujão’ será antecipado para as 20h30 porque shoppings não funcionam na fase vermelha, explicou Nilson Carneiro, diretor-presidente da Controladoria de Transportes de Araraquara – CTA.

SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a retomada gradual de serviços 2

Segundo ele, o sistema de transporte vem operando com redução no número de passageiros e, por isso, há um ajuste na quantidade de ônibus nas ruas.

“Estamos com volume de passageiro transportado menor, pois antes da pandemia eram 25 mil passageiros e agora é quase 5,8 mil passageiros. Estamos com frota de aproximadamente 70% de antes da pandemia, transportando 20% dos passageiros”, afirmou.

Sobre as medidas que foram tomadas para evitar a transmissão da Covid-19 no transporte público, Carneiro ressaltou a sanitização do Terminal Central de Integração (TCI) e a constante limpeza dos coletivos. O uso de máscara é obrigatório.

SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a retomada gradual de serviços 3

O que pode funcionar em Araraquara?

A partir de quarta-feira poderão operar:

  • Linhas de ônibus do transporte público;
  • Supermercados, açougues, padarias, atacados e mercearias, podem funcionar das 6h às 21h, respeitando regras: só é permitida a entrada de uma pessoa por família; deverá ter distribuição de senha; a fila tem que respeitar o distanciamento de três metros, com no máximo 20 pessoas.
  • Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery, mantendo as portas fechadas e com, no máximo, metade dos funcionários;
  • Clínicas e profissionais da área da saúde podem atender pacientes individuais em casos de urgência, emergência ou que estão em tratamento que não podem ser interrompidos;
  • Os postos de combustíveis estarão autorizados a funcionar das 6h às 19h;
  • Profissionais de salões de beleza e barbearias podem atender em domicílio;
  • Atividades em canteiros de obras podem ser retomadas com a presença de metade dos funcionários e com distanciamento;
  • Trabalho em escritórios de contabilidade e advocacia podem funcionar com 20% dos funcionários e somente para atividades internas.

Com informações da Prefeitura de Araraquara e EPTV

SP: Araraquara retorna a circulação dos ônibus com a retomada gradual de serviços 4