Salvador intensifica higienização do transporte público e estações

Salvador intensifica higienização do transporte público e estações

1 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – A Prefeitura de Salvador, informou que diante do aumento no número de casos de Covid-19 na cidade, tem reforçado as medidas de higienização e desinfecção dos espaços públicos para tentar frear a circulação do vírus. A Secretaria Municipal de Mobilidade – Semob intensifica o esquema de limpeza no transporte público e estações de transbordo de Salvador.

Higienização Estação da Lapa – Foto: Jefferson Peixoto – Prefeitura de Salvador – Divulgação

Os usuários que circulam nas estações afirmam que as ações de limpeza tornam o ambiente mais seguro. “Vejo o pessoal limpando com frequência. Hoje mesmo já vi três agentes passando produtos nas barras e corrimões. É um trabalho muito importante, me sinto mais segura, porque a circulação de pessoas na Lapa é muito grande. Para a gente acabar com esse vírus é preciso da participação de todo mundo,” disse a vendedora Bianca Barreto.

Os finais de linha e as estações de transbordo são higienizados frequentemente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador – Limpurb, incluindo corrimãos, bancos, pilastras, elevadores e as escadas rolantes espalhadas pelos terminais. A agente de limpeza Sueli dos Santos, que desde o início da pandemia trabalha na desinfecção de estações de transbordo de Salvador, se diz realizada por atuar no combate à Covid-19. 

“É um trabalho muito importante para o combater o coronavírus. Me sinto muito realizada por saber que estou no enfrentamento direto de um vírus tão letal. Dentro da minha possibilidade, assim como os médicos e enfermeiros, sei que também salvo vidas. Eu dou sempre o meu melhor,” afirmou emocionada.

Rotina na cidade

Os serviços de desinfecção acontecem desde março do ano passado. A limpeza ocorre nas estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga de segunda a sábado, das 6h às 20h, e na estação Acesso Norte, das 6h às 14h30.

Os veículos são lavados diariamente, de uma a duas vezes ao dia e após o recolhimento para a garagem, para reduzir a contaminação dentro dos ônibus – neste caso, as empresas são responsáveis por esta ação. A higienização é feita utilizando uma solução de água com hipoclorito de sódio nos equipamentos.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a importância de intensificar a higienização dos transportes coletivos e estações nesse momento delicado da pandemia. “Por conta da grande circulação de pessoas diariamente, o transporte público é um ambiente propício para a disseminação do vírus. Por isso, essas ações são tão importantes para conter a propagação. Estamos empregando todos os esforços para controlar a doença, mas precisamos contar com o apoio da população para que respeitem as medidas de prevenção, como usar máscaras”, afirmou.

Foto: Prefeitura de Salvador – Divulgação

Ascensores 

O Elevador Lacerda e os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade também terão as ações de desinfecção intensificadas. No Lacerda, por exemplo, a limpeza de corrimãos será feita com álcool 70%, a cada três horas.

Com informações da Prefeitura de Salvador